A petição contra Cavaco Silva, para o demitir já tem mais de 30.000 assinaturas . Insurgi-me na altura contra estas afirmações de Cavaco Silva e foi um lapso lamentável , até referi que Cavaco Silva passou-se por ter dito que o dinheiro da sua pensão não lhe chegava para as despesas. Num contexto tão difícil para os portugueses, particularmente os que vivem das suas baixas reformas e pensões, é um ultraje.
Mas daí, até achar que se deve demitir o Presidente da República (PR) vai uma grande distância , temos que ter a noção das coisas e a sua proporção.
O PR tem responsabilidade criminal e responde por crimes praticados no exercício das suas funções, perante o Supremo Tribunal de Justiça. A iniciativa do processo cabe à Assembleia da República, mediante proposta de um quinto e deliberação aprovada por maioria de dois terços dos Deputados em efectividade de funções. A condenação implica a destituição do cargo e a impossibilidade de reeleição.
Não me parece que este lapsus linguae tenha esta amplitude , está-se a fazer um caso de algo que não passou de um dia infeliz com declarações infelizes.
Outra razão que não é o caso desta petição seria a renúncia do PR, essa sim , permitiria a substituição do actual PR.
Por isso a forma de petição como pedido de demissão de Cavaco Silva não tem efeitos práticos , pode considerar-se uma maneira simbólica de protesto contra as suas declarações.
Os portugueses usam e abusam deste método de democracia ( petições) tornando-o banal. Basta um de nós ter a ideia põe-na a correr na Net , somos noticia e até poderemos falar para a comunicação social. Nada a perder, tudo a ganhar , até o rídiculo.
Porém deveria ser usado com conta peso e medida . Mas está na moda e os portugueses são de modas, faz-se por tudo e por nada uma petição e os seus efeitos práticos infelizmente são nulos ou quase nulos.
É fácil, barato e a Net ajuda ao resto.
Há tantas coisas em que o país se deve preocupar , do que demitir um Presidente da República.
Mas é o país que temos e a mentalidade porque nos regemos...
JJ