“A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista;
a inteligência coloca-se na rectaguarda para ver.”
Bertrand Russell
Sendo um homem que aponta para soluções, de vez em quando não resisto a deitar uma vista de olhos às vozes críticas que reflectem o estado da sociedade. Desta vez fui ver um texto do colunista Georg Diez que escreve em SPIEGEL ONLINE. Da coluna semanal do Sr. Diez que sendo acerba e acerta mesmo no ponto, além da introdução, traduzi o primeiro parágrafo – e chega, está tudo dito.
Quanto à citação de Bertrand Russel, uma pequena observação: estando a estupidez e a inteligência interligadas pela unidade polar que deve ser vencida para gerar progresso, os homens capazes de compreender este princípio devem recorrer ao supremo bem imaterial que possuem – a estratégia! E neste contexto a primeira pergunta deve ser sempre: se as coisas estão mal, deve existir uma desarmonia na sociedade que resulta de necessidades mal ou não preenchidas do nosso respectivo grupo-alvo. E o que é que eu, a minha empresa ou o meu país podemos fazer para preencher estas necessidades e restabelecer, assim, a harmonia?
Se portanto a Sra. Merkel continua a afirmar que não existe alternativa à política dela, tem a visão toldada. Existe sempre uma alternativa e nunca apenas uma escolha entre a peste ou a cólera. Bom, já compreenderam – New Deal!
Rolf Dahmer