18/07/2011

LIVRO EM VIANA



BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO (SIZA VIEIRA)
SALA COUTO VIANA
DIA 29 DE JULHO ÀS 21:30
LANÇAMENTO DO LIVRO “Blogue Clube dos Pensadores”, de Joaquim Jorge
Seguido de debate sobre a cidadania ativa e o momento político atual. Viana do Castelo tem estratégia para superar a crise que se abateu sobre Portugal e a Europa? Qual o papel dos empreendedores na construção de alternativas de futuro? O que pode distinguir Viana do Castelo para ser um espaço atrativo e congregador?

Estará presente José Maria Costa , Presidente da Câmara de Viana do Castelo, que será o anfitrião e a apresentação da obra e do autor estará a cargo de Mário Russo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


“Fazer um livro hoje em dia é uma banalidade. Apetece-me dizer que há mais gente a fazer livros do que a lê-los. Apesar disso, acho que o desafio de o editar vale a pena, pois é uma forma de registar ideias, inquietações, reflexões, sugestões e pensamentos sobre as grandes questões do nosso tempo, como dizia Edgar Morin, mas também outra maneira de inquietar a consciência das pessoas, tantas vezes adormecida ou acomodada. É, também, uma forma de evidenciar, de outra forma, o conceito que sempre imaginei e que está instalado no Clube dos Pensadores, de participação cívica activa. Até agora chegava às pessoas através dos debates, blogue do CdP, rádio, televisão, artigos de opinião. Um livro é algo que é pessoal, próximo e fica ad perpetuam”. [Joaquim Jorge]

“Fazer um nome é muito difícil e este nome «Clube dos Pensadores» está feito. Daí ser mais fácil descodificar do que se trata. Este livro é para pessoas que querem pensar e reflectir. O pensamento não tem grau de ensino e não é só para intelectuais. As pessoas devem formar uma ideia dos assuntos com que se debatem no dia-a-dia e não pensar na morte da bezerra.” [Joaquim Jorge]


Objetivos de um debate no lançamento de um livro

Os portugueses não têm tradição de participação cívica, deixando que sejam apenas os políticos a decidir as suas vidas. Preferem a quietude das suas vidas e a sua comodidade do que o trabalho de participação ativa na vida política da comunidade em que estão inseridos. Não é novidade nenhuma esta constatação.

Participar é um direito e um dever, mas também não é fácil, pois a formatação das estruturas políticas é de tal modo fechada e defendida por verdadeiros esquadrões que tornam impenetráveis as muralhas dos partidos políticos à participação livre dos cidadãos. Quem quiser participar está, normalmente, muito condicionado ao Comando de plantão no partido. Joaquim Jorge ousou quebrar esse círculo vicioso, fundando o Clube dos Pensadores, porque teve o apoio de pessoas que entenderam o conceito e aderiram, já lá vão cerca de 5 anos, para dar voz a quem não tinha, nem oportunidade de contribuir com a sua reflexão ou como escape às ideias.

Pelo Clube dos Pensadores passaram o longo dos anos Pedro Passos Coelho, Manuel Maria Carrilho, Alberto João Jardim , António José Seguro , Pedro Santana Lopes , Manuel Alegre, Rui Rio, Fernando Nobre, Carvalho da Silva, Francisco Louçã, Luiz Felipe Menezes, Ana Gomes, Paulo Portas, Defensor Moura, etc.
É um fórum de liberdade e um laboratório de ideias. Viana do Castelo poderá partilhar deste conceito na ocasião do lançamento do livro de Joaquim Jorge.


Convite

Não fique em casa na sexta-feira, dia 29, às 21:30. Desloque-se à bonita Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (Siza Vieira), para participar do lançamento do livro Blogue do Clube dos Pensadores e do debate sobre a cidadania e sobre o momento atual em Portugal e na Europa. Dê a sua visão de como pode Viana do Castelo ser diferenciadora num contexto de competição regional. Como pode a participação empreendedora dos cidadãos contribuir para soluções de futuro. O que gostaria que os políticos da sua terra fizessem em prol da região. Qual é o cluster da nossa Região? O que podemos fazer pelo nosso país, numa altura em que nos classificam como lixo?

Mário Russo