07/07/2011

A grande novidade: “Moody`s acha que Portugal vai precisar de nova ajuda”



Este tipo de noticias até parece encomendada pelo governo Português aos meios de comunicação internacionais para dar as más noticias ou melhor, para dizer as verdades aos Portugueses.
Para mim é uma ofensa à minha inteligência desde há muito tempo, já no governo anterior, pois
aqui não está em questão a cor politica, mas sim o sistema que se instalou na governação da instituição que é o estado.

Qualquer cidadão bem informado e formado que não queira esconder a cabeça debaixo da areia, ou que não esteja preso a interesses, sabe que esta crise está bem longe de terminar, que as novas medidas anunciadas fora do acordo da Troika e as que estão para vir, são meros remédios para manter o moribundo “grogue”, mas não são a cura. Isto, porque ninguém conhece a cura, ou melhor, conhecem, mas sabem que a cura passa pelo seu próprio fim, o fim das actuais formas de governação.
De forma básica sob o ponto de vista económico-financeiro penso ser claro que quer os governantes Portugueses, como os Europeus e o próprio FMI (logicamente os mercados também) que Portugal precisava não de 80 M Milhões de Euros, mas de 160 M Milhões de Euros e para conseguir pagá-los teria que ser a um prazo de 10 anos (com 4 a 5 de carência) e com uma taxa de juros média não superior a 4% . Tudo que fuja deste cenário é para incumprir e diga-se em abono da verdade, todos eles têm noção disto, só o povo (tanto o dos países que participam no empréstimo, como os que beneficiam) é que não sabem e por vezes parece que não querem sabe, que gostam de ser enganados.

Que aconteceria se os governantes dos países que emprestam, informassem o seu povo (os contribuintes) que “…isto não é para cumprir…” ou então “…vamos ter que emprestar agora 80M Milhões, mas para o ano teremos que emprestar mais 80M Milhões a Portugal…”

…e a nós… N(P)obre povo? “…Portugueses, esta crise só está a começar, estas medidas são as primeiras de muitas e nem sabemos se conseguimos evitar com elas a banca rota do país. Para dizer a verdade, nem sabemos como resolver os problemas do país.


Antero Carvalho