08/07/2011

Ele disse: “Que haja luz”…

…e a luz fez-se sobre o assunto. Todos “batem” nas agências de rating, mas sem que se vá directamente aos verdadeiros responsáveis pelas manobras que estas efectuam em prol de algo ou alguém.
Finalmente algumas mentes brilhantes começam a falar na questão de forma séria: “…isto é um ataque ao euro…”, no entanto esta não é a verdadeira questão, eles sabem, os governos sabem, os banqueiros sabem…todos sabem, menos o povo, ou melhor, parte do povo, o mais distraído.
Então quem é o responsável por tudo isto, até podemos afirmar, por toda esta crise que vivemos desde 2006/07. Quem?!!!
Obviamente que o dólar não é, pois este é simplesmente um instrumento, mas é certamente a divida externa norte americana, toda ela – publica, privada e das empresas. Ora façamos o seguinte raciocínio:
Tendo os estados unidos da América a maior divida externa do mundo, incomparavelmente maior do que qualquer outra, em 2009, só a dívida pública dos Estados Unidos estava cifrada em US$ 13,5 trilhões e continua a crescer a uma taxa de cerca de 3,93 biliões dólares por dia.
Tecnicamente os EUA, deveriam ser considerados pela análise de risco face à probabilidade de incumprimento da sua divida – lixo e prevê-se que ainda este ano, deixem de facto de ter condições para pagar, bastava para isso que as agências de rating efectuassem uma análise séria do ponto de vista técnico. Já se fala em Agosto deste ano e sabe-se que deveria ter sido bem mais cedo, há dois anos. Pelo contrário a situação foi exportada para a Europa. Mas alguém do lado de cá, aceitou a encomenda.
Mas então porquê que esta situação se mantém? Pergunta o povo. Continuando o nosso raciocínio…
A moeda norte americana é a moeda mais utilizada como moeda de reserva em todo o mundo, neste momento, as reservas em moedas das várias economias, situam-se em – 2/3 em dólar e 1/3 em euro. Nos últimos 3 anos, o euro vinha a ganhar terreno quanto à sua posição neste ranking.
Somado a isto. Quem tem investidos os seus fundos soberanos em divida norte americana? Os maiores investidores em divida norte americana, são – a China…, mas não muito atrás de alguns países ditos emergentes, vêm – Alemanha, Inglaterra, França….há pois é. E já agora o nosso minúsculo fundo de pensões da Segurança Social? Aquele que deve garantir a subsistência das pensões nos próximos (poucos) anos? Onde está investido?
Paradoxal, mas verdade. Assim pode-se perceber porque alguns dirigentes Europeus mostram indignação, mas não procedem em conformidade.
Quem quer que as suas reservas passem de um dia para outro a ser lixo?

Antero Carvalho
gestor - Castelo Branco