30/06/2011

MAIS AUSTERIDADE



Novas medidas de austeridade vêm aí! Os nossos governantes têm a noção de como vivem a maioria das pessoas? Sinceramente não sei onde isto vai parar. Em 2010 houve uma acréscimo extraordinário da taxa de IRS ( entre um e 1,5 pontos percentuais consoante o rendimento) para os funcionários públicos . Mas esta retenção não foi só uma vez , são todos os meses. Depois em 2011 houve um corte até 5% na massa salarial consoante o que ganham acima de 1500€. Os funcionários públicos têm pago esta crise com língua de palmo. Agora como sempre acontece com um novo governo alega que o défice ( 7,7%) está acima do previsto como meta final de 2011 ( 5,9%) e toca a cortar no valor líquido do subsidio de Natal que se recebe no fim do ano.
Por este andar nem Natal vai haver este ano. Este país é um barco sempre com antigos e novos rombos , em que se procuram tapar e logo de seguida aparecem novos buracos. Se valessem a pena tais sacrifícios, não me importaria mas não me parece. Aparece sempre algo que justifique mais austeridade. O problema é que é sempre sobre os mesmos, os que menos têm e podem. A classe média está a definhar e vai com toda a certeza perder a sua dignidade, autonomia e auto-estima.
Não podemos só pensar em dinheiro e controlo do défice acima de todas as coisas. Deste modo a catástrofe está próximo, começou aqui ao lado na Grécia. Eu acredito que seja possível mas estou farto de mentiras, falsas esperanças . Há que dizer basta! Vão buscar o dinheiro a outros sítios ,e não mais, aos bolsos dos portugueses que vivem normalmente. Puxem pela cabeça e não tirem mais dinheiro da maneira mais fácil , criem um banco de cérebros e de ideias. Esta degradação social , ética e moral ,é desesperante. Só clichés,tem que haver outras opções,não somos culpados deste destino. Vivemos num momento que parece alcoólico ,passivo- agressivo e sem esperança.A vida está negra , dura , sem futuro em que só se vê o túnel mas sem luz.


JJ