10/06/2011

DIA DE PORTUGAL


O 10 de Junho é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

Luís de Camões que representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa,bem seria preciso nesta tempo muitos Luís de Camões.E, quando viajamos vemos inúmeros portugueses a terem sucesso no estrangeiro e pelo que nos chega nas noticias . Ser também o dia das Comunidades é importante.

Este dia é costume o Presidente da República agraciar várias personalidades que se distinguem na sociedade portuguesa. A mais alta condecoração, ; a Grã- Ordem de Cristo será atribuida a Manuela Ferreira Leite. Merecida e vem repor um euivoco da História quando alertou para os problemas económicos e financeiros do país e os portugueses não a a ouviram , perdendo as eleições em 2009 para José Sócrates.

Várias personalidades serão distinguidas mas Manuela Ferreira Leite destacou-se pelos serviços prestados, pela sua postura , seriedade e honorabilidade. Nem todos gostam da Senhora, pelo seu ar austero , crispado e não dado a sorrisos, mas a Senhora tem estaleca e tinha razão com os seus alertas.

Se o povo a tivesse entendido , poderia ter sido Primeiro- Ministro dPortugal e a história seria escrita de outro modo. Mas nem sempre vencem os melhores mas as suas circunstâncias.


Porém gostaria de saber qual o critério para a escolha das personalidades , este ano e anos anteriores, quer por este PR , quer pelos anteriores Presidentes. Porquê uns e não outros? Porquê estes e tantos outros que ficaram de fora?
JJ