O que está a ocorrer na Grécia preocupa-me. Não importa que as pessoas percam o emprego que não tenham dinheiro para comer . Parece que nada conta e importa! O importante é que se pague aos bancos. Estes actuam com uma crueldade e falta de humanidade a todos os títulos reprovável. Todavia quem criou toda este crise financeira e problemas adstritos foram os bancos . parece que há uma espécie de conspiração das agências de rating contra os países mais vulneráveis como a Grécia , Portugal , Irlanda , etc. E, o que vemos é os governos não terem força nem arte e engenho para enfrentar tudo isto.
Como diz Leonel Fernández , presidente da República Dominicana deveria haver uma pacto global contra a especulação financeira.
Nos EUA , o Congresso estuda a possibilidade de penalizar as agências de rating, pelo seu desempenho na responsabilidade da crise. As agências de rating foram um link importante na cadeia de titularização de hipotecas e activos tóxicos e, falta saber se de forma intencional e negligente ou por engano. Estas falhas foram cruciais e a chave da destruição financeira. O ano passado os EUA pela SEC ( Comissão do Mercado de Valores) , empreenderam uma acção em tribunal contra a Goldman Sachs que se resolveu com o pagamento de 500 milhões de dólares , a seguir será a Moody`s e Standar & Poor´s. É importante saber-se se actuaram de forma irregular...
JJ