17/05/2011

FARTO!


Estou cansado e farto de campanha eleitoral , tanta algazarra ,ruído de fundo , uma forma de poluição mas política. A imprensa em geral só fala de eleições , não há espaço para mais nada , mais parece um sedativo e está tudo nessa.Felizmente que há mais vida para além das eleições e a vida decorrerá normalmente vença quem vencer.

A campanha eleitoral começou logo a seguir às eleições de Setembro de 2009 , quando o PS só teve uma maioria relativa , depois foi a eleição presidencial e a reeleição de Cavaco Silva . Vivemos em constante sobressalto e permanente agitação com constantes eleições e campanhas infindáveis e que não têm fim.


Reparem que a campanha eleitoral oficial começa no fim de Maio ,são quinze dias legais , mas há a pré-campanha , e o pior , houve antes da pré-campanha. Coitado do povo português e de todos nós, estou enfastiado de tanta proposta e tanta capacidade realizadora. Uma coisa não consigo perceber. O país está á beira da bancarrota , quem vencer terá uma vida difícil e complicada , porque querem ir para lá todos ? São masoquistas ou regulam mal?

O PS e PSD continuam muito próximos um do outro nas sondagens . O CDS/PP mostra que pode crescer bastante e o PCP e BE aguentam-se.

Uns dizem que o debate do dia 20 de Maio entre Passos Coelho e José Sócrates será decisivo. Eu por mim não acho,já todos percebemos que José Sócrates se tem aguentado muito bem e Passos Coelho está à rasca , não consegue descolar e passar a mensagem da responsabilização de Sócrates.

Depois das eleições podemos ter mais um incidente constituicional ,o vencedor das eleições pode não formar governo , isto é, o PS pode vencer e deve ser o partido mais votado a formar governo. Pode não conseguir e de seguida é convidado o PSD , segundo mais votado que forma com o CDS uma maioria. Dever-se ia ter ponderado a hipótese de formar uma AD , antes das eleições para evitar mais este impasse.

Têm tanta gente para pensar traçar estratégias e não lhes passou pela cabeça esta hipótese? Pois , todos pensam em vencer e depois logo se vê, mas não deveria ser assim , todos os cenários devem ser ponderados e analisados.

O que sobressai da campanha é que aliada à cassete habitual dos comunistas , José Sócrates tem uma versão mais moderna que é o CD , na era digital , repete os mesmos chavões até à exaustão- inutilidade desta crise política,a culpa é do PSD e da oposição , etc.

Estou cansado,enfadado, fatigado e importunado com tanto espavento, colorido e berrante manifestação de campanha. Nunca mais chega o dia 5 de Junho e pelo andar da carruagem a viagem não termina aí.


JJ