Joaquim Jorge:
Peço desculpa, pela demora no envio deste e-mail, mas encontro-me de férias em Tenerife Sul, até p. dia 20, e aqui a Internet está a funcionar muito mal, bloqueando muitas vezes e como tenho de efectuar pré-pago, algumas vezes fico com os assuntos incompletos. Já não me lembro como tive o primeiro contacto com o CLUBE DOS PENSADORES, mas penso que foi, por mero acaso, pela TV, quando o Joaquim Jorge fazia o programa com um Jornalista de Espinho.
Depois, parece que hora do programa mudou, e estive uns tempos sem ver. Tenho que dizer que estes programas de TV, para mim foi foram uma grata surpresa, ficando muito surpreendido com a maneira como o Joaquim Jorge aborda os temas, de forma acutilante, vibrante e contagiosa, SENDO A 1ª VEZ QUE EM PUBLICO, vi e ouvi uma Pessoa falar e assim, e posso acrescentar que me identifico com a maioria das opiniões que nos transmite, com excepção, permita-me, de parte das opiniões sobre a GERAÇÃO À RASCA, CARLOS QUEIROZ, E APITO DOURADO.
Sobre o mundo do futebol português li um livro que gostei, pelo sentido de humor, linguagem clara e factual; e que se não leu, e caso lhe interesse o tema, permita-me que lhe indique "Golpe de estádio", do Jornalista Marinho Neves. Também sobre temas económicos, permita-me que lhe refira, que costumo consultar a página do Facebook e da Internet do Prof. Eugénio Rosa, que é uma visão fundamentada e factual, contra a corrente dominante e divulgada nos órgãos de comunicação social, e ensinada e estudada nas universidades portuguesas e não só, ou seja, as ideias neoliberais.
Também recebo a "newsletter" do CLUBE DOS PENSADORES, mas confesso que nem sempre a leio, uma vez que não tenho Internet em casa, para não me viciar, e ter oportunidade de continuar a ler.
Por preguiça, só fui uma vez aos debates do CLUBE DOS PENSADORES, e no fim, por mero acaso, ouvi o Joaquim Jorge dizer para a Mãe, que aquele debate(com Francisco Lopes) juntamente com o de Fernando Nobre, foi dos mais interessantes que realizou, com os candidatos às últimas eleições presidenciais.
Confesso, que no seguimento da minha ida ao CLUBE DOS PENSADORES, entrei na página da Presidência da República, e enviei um e-mail, a incentivar Cavaco Silva, para vir ao CLUBE DOS PENSADORES, mas para além do e-mail gerado automaticamente, a acusar recepção, até hoje não recebi resposta... Gostaria, também, de lhe referir que a única vez que ouvi o Programa na Rádio Clube de Matosinhos, foi em Março de 2009, quando me encontrava de férias na casa de um casal amigo, em Olinda, Recife.
Lembrei-me da hora e pedi para utilizar a Internet. Só não tenho escutado mais vezes, porque, no rádio que tenho em casa não consigo sintonizar a R.C.M. Peço desculpa de me ter alongado tanto.
Francisco José