Pois é, porque é que só pensamos o nosso umbigo? Porque é nestes tempos difíceis continuam a pensar só no seu umbigo e se esquecem do umbigo de todos os outros. Sim, os outros também têm umbigo. Será que os nossos problemas serão maiores do que os dos outros. Porque não pensamos e agimos para resolver os problemas que a todos nos afectam. Os problemas que nos afectam e são muitos. Justiça, educação, saúde serão os principais. Temos que pensar no umbigo comum e agirmos. Unirmo-nos para podermos mudar o estado da nação.
Esta democracia está falida. Reinventar a democracia é urgente. Consciencializar e mudar mentalidades é urgente. A actual situação da democracia é uma farsa. E o que fazemos para mudar a actual situação – nada. Qual é o conceito que temos dos nossos políticos? Cambada de corruptos, que todos os que pagamos impostos sustentámos. Sempre dispostos a salvar o seu umbigo esquecendo o umbigo de todos os outros.
E como defendem os umbigos em perfeito cooperativismo. Aí sim, estão de acordo. Só não estão de acordo para defenderem os nossos umbigos. E como podemos mudar este estado da democracia. Com outra revolução dos cravos? Não isso foi uma vez e porque os militares queriam defender o seu umbigo. Não foi a pensar nos nossos umbigos. E deu o que deu. Mais de 35 anos depois estamos numa situação muito pior. Na justiça, na educação e talvez um pouco melhor na saúde, embora nesta tenhamos de recorrer aos privados para sermos tratados em tempo útil. Falar da situação económica nem é bom falar - bancarrota total. Como a democracia engordou a máquina do estado. Dezenas de milhares deles a olharem para o seu umbigo.
E o que fazem pelo nosso? Nada. E de quem é a culpa, só nossa. Esquecemo-nos que somos nós que os colocamos lá e lhes pagamos. E quantos de nós pensando nos seus umbigos não cumprem o dever cívico de votar. A abstenção é o maior partido nacional. E se pressupostamente queriam a democracia porque não vão votar. A falta de sentido cívico é impressionante. Está na hora de olharmos pelo umbigo deste país e apelarmos ao voto de todos. Alguma lição tem que ser dada a esta cambada de incompetentes e corruptos. Esta democracia está a cair de podre. E a culpa é tão e somente de todos nós.
Esta poderá ser a próxima revolução - 90% de votantes.
José Costa