25/04/2011

25 de ABRIL



O 25 de Abril de 1974 , quando eu tinha 16 anos e ia fazer 17 anos foi relevante para mim. A liberdade de me expressar,de ter acesso a novas coisas e novos mundos foi importante para edificação da minha personalidade. Sempre detestei uma sociedade amordaçada e medrosa.
Não haver comemorações no 25 de Abril no Parlamento para mim não me aquece nem arrefece e não ligo nenhuma. Até acho que é preferível não haver nada pois todo aquele protocolo e salamaleques ainda afasta mais a malta jovem que nasceu depois do 25 de Abril e não percebe este cerimonial.
Apesar de tudo valeu a pena, mas falta muito para se atingir os objectivos de um povo culto, informado e independente, temos uma sociedade civil muito fraca com uma cultura de obediência e medo . O poder inibe outras formas de pensamento e de agir.
O Clube dos Pensadores paga caro o seu inconformismo e a sua liberdade responsável. Tanto é atacado por quem criticamos ,como pelos que não sabem viver em liberdade , procuram de forma sibilina, silenciar, ostracizar e difamar. Apesar de não termos tantas oportunidades nos media, de diminuírem a audácia deste projecto não nos calaremos e faremos sempre lobby de pensamento nesta sociedade amorfa e pobre.
Somos pela liberdade , tolerância e contra o unanimismo bacoco. É urgente pensar , mudar e reinventar a nossa vida. Antes do 25 de Abril , este projecto não seria possível , com toda a certeza iria preso , teria imensos problemas com a PIDE por ser contra a ditadura e pela liberdade de expressão sem condicionantes. Apesar do país estar dominado pelo poder económico , já valeu a pena ter-se feito o 25 de Abril para podermos ter este espaço , este blogue , etc.



JJ