11/03/2011

MANIFESTAÇÃO DE SÁBADO


A manifestação de sábado convocada por jovens no Facebook , como forma de protesto pelo crescente descontentamento que sentem por estarem desempregados e haver muitos jovens a trabalharem de forma precária é interessante. Porém, esta ideia de se manifestarem não tem nada de original .

Primeiro adaptaram um frase proferida por Vicente Jorge Silva «geração rasca» num editorial no Público , a propósito de protestos contra a ministra da Educação Manuela Ferreira Leite que tinha a responsabilidade desta pasta.

Segundo a convocatória no Facebook é uma cópia plasmada do que se fez no Egipto e noutros países do Médio Oriente . Não dá muito trabalho, consegue-se formar um partido na Internet e fazer uma petição com uma rapidez inusitada. O difícil é pôr as pessoas fora de casa e levá-las a um local. Vamos ver...

Depois deste esclarecimento que não tira nenhum mérito à iniciativa , esta manifestação está com outro problema , quanto a mim , muito grave e deve ser esclarecido. Não deixar-se instrumentalizar e deixar-se aproveitar por forças partidárias cavalgando o seu esforço e esta ola de descontentamento, tornando em protesto generalizado contra o governo . A manifestação contra a classe política que procurou colar-se a esta iniciativa não sei por onde anda mas vai lá estar com certeza.

A interrupção da sessão de Sócrates foi um gesto infeliz e não augura nada de bom. Não se pode exigir ter a palavra e coartar a palavra dos outros. Há lei , há moral , há direitos das pessoas, há ordem, há protestar e deve haver tranquilidade pública.

A democracia tem os seus procedimentos e não se derruba um governo democrático na rua. Não confundamos as coisas. Muitos querem que parta José Sócrates e querem substituí-lo mas não pode ser na rua com protestos , sim, em eleições.

Protestar está na moda , em músicas : Deolinda , Homens da Luta . Em manifestações : amanhã, dia 12 sábado ,uma manifestação dos jovens. Dia 19 de Março da CGTP,como haverá com certeza dia 25 de Abril e no 1º Maio e as habituais manifestações de professores.

Gostava que estes protestos tivessem alguma originalidade, ,não se ficarem por juntar uma multidão de pessoas, assim aconteceu com os professores numa das vezes com mais de 200.000 pessoas . As consequências não foram nenhumas ou pouco visíveis.

Este governo não é sensível a protestos , não liga nenhuma . Já não sei porque nada pode fazer ou não quer fazer.

Espero que esta manifestação à rasca não se torne uma manifestação de cotas e jubilados à rasca , uma manifestação de políticos à rasca e uma manifestação de ressabiados contra o governo.

JJ