06/03/2011

AJUDA



Venho desta forma junto de instituições e entidades oficiais conhecedoras do problema do abandono de idosos no meu pais pelas razões que passo a explicar :

Nelson Pedro Carapinha Agostinho, cidadão português com 52 anos de idade , morador em Rua Carlos Marques nº34 2625-053 Póvoa de Santa Iria .

Sou morador na Póvoa de Santa Iria já vai para mais de 20 anos , a cerca de três anos atrás troquei um apartamento onde habitava por uma moradia maior porque o espaço já se tornava pequeno para a família, somos quatro pessoas directas no agregado familiar mais uma senhora que é tia da minha mulher com 80 anos e sem mais família, doente e a precisar de constantes cuidados de saúde pois não pode estar sozinha, tenho os meus pais para cuidar pois sou filho único e são pessoas que as idades passam dos 80 .

Pois bem por todas estas razões fui obrigado a ter que arranjar condições dignas para poder ter esta gente toda a meu cargo ( 7 pessoas ) e cuidados , mas esse não é o problema , o problema é que quando comprei a minha casa e desde sempre me servi da morada da casa de meus pais porque na Póvoa de Santa Iria não se consegue ter médico de família , como tal sempre tive o medico de família para todos, pois todos morávamos em Santa Iria , deixei ao longo de 20 anos que a minha residência oficial fosse a da casa de meus pais ( nunca existiu qualquer problema ) agora por ter adquirido um espaço maior para poder ter estas pessoas a meu cargo as Finanças vem pedir-me um adicional de 960,53€ de IMT depois de ter já pago na aquisição 13.475,00€ porque concluiram que esta casa não é a minha habitação permanente ( mas é ) da qual pago impostos, água , luz e telefone.


ISTO É NORMAL ? Será que devo deixar estas pessoas idosas entregues a si próprias e ao abandono como há por ai ? É isso que com isto o nosso Estado quer ?

A questão é esta estou a ser penalizado por estar a substituir-me ao Estado, que não tem nem cria condições para poder tratar os idosos deste pais condignamente, é óbvio que se mudar a residência de Santa Iria ,para a Póvoa de Santa Iria , toda estas pessoas vão ficar sem médico de família,( do qual não podem prescindir com historial clínico de muitos anos ) .Faço o quê ? Vou pedir às Finanças que me tratem dos idosos ? Talvez devesse ficar tranquilamente no apartamento e deixar a guarda de um qualquer hospital estes idosos e não teria estes inconvenientes custos e chatices ( que já tenho que me chegue e sobra , só me faltava mais esta) . Mas que pais é este ? Alguém me pode explicar ?

Gostaria de ter uma opinião de gente sabedora deste assunto e o que devo fazer .


Nelson Agostinho