O Egipto voltou a sair à rua para a praça da Liberdade do Cairo , Praça Tahrir , não para protestar mas para festejar e manter a vigilância. Entretanto, noutros países do Médio Oriente, Líbia e Bahrein reprimem manifestantes a tiro abrindo fogo . No Iémen a repressão veio da polícia. Esta zona do Mundo está em polvorosa . O Irão não ficará incólume a esta situação.
Esta revolução pacífica no Egipto fará escola e será um exemplo para todos os povos vizinhos. Prova que não há só Islão radical , há outras vias para se chegar à democracia.
O interessante desta situação é que os jovens egípcios inspiraram-se nas ideias de Gene Sharp segundo o El País. Gene Sharp é um americano com 83 anos que publicou várias livros sobre uma revolução não violenta , um deles, Da Ditadura à Democracia , uma espécie de guia que inspirou e inspira os dissidentes de todo o Mundo. Este livro fala de métodos não violentos , luta pelos direitos civis , boicotes económicos. Elabora uma tese da estratégia em avançar para a liberdade , seguindo o protesto pacífico , como sendo a melhora arma , porque a violência dá azo aos ditadores a passarem à ofensiva e reprimir os protestos.
Gene Sherp prova que as suas ideias têm poder , pois ensinam a combater ditadores e ditaduras.
JJ