28/02/2011

1275

Este número assumiu a dimensão de ícone na Líbia. Este 1275 diz respeito ao número de presos políticos que se sublevaram na prisão Abu Salim por não aguentarem a forma como eram tratados desde espancamentos , sem comida e o mínimo de higiene sanitária . Khadafi mandou-os matar brutalmente no dia 16 de Fevereiro de 1996. A primeira grande manifestação na Líbia aconteceu no passado dia 16 de Fevereiro , por isso, o número 1275 é um símbolo de liberdade e contra a opressão.
Na Tunísia foi Mohamed Bouazizi que se imolou pelo fogo , e da egipícia Khaled Said que a polícia assassinou em Alexandria. Numa revolução há sempre um rastilho , até de esperança.
Entretanto continua a rebelião para depor Muammar Khadafi . Este louco prefere a destruição da Líbia a ir-se embora e deixar o país para o martirizado povo. Parece mais no estilo do imperador romano , Nero César que está associado habitualmente à tirania e à extravagância.
Um dia estourou uma revolta na Judeia derivada da crescente tensão religiosa entre gregos e judeus.Nero mandou sufocar a rebelião e durante o conflito, os romanos destruíram a cidade de Jerusalém e destroçaram o seu Templo.
Muammar Khadafi está condenado a morrer ou à morte mas está numa espiral que depois de mim o dilúvio.


JJ