30/01/2011

MADEIRA

















Fala-se muito da Madeira quase sempre por Alberto João Jardim e poucas vezes por outras razões , quer por temporais quer por presidenciais.
Os opinion-makers de serviço fazem exercícios de futurologia procurando transpor os resultados de José Manuel Coelho para umas futuras eleições legislativas , ou as mais próximas , as regionais de Outubro. Falam muito em que José Manuel Coelho retirará votos ao PSD-M , mas não falam que pode acontecer é que tire votos à oposição pelo seu fraco desempenho, PS-M , BE-M , PCP-M e CDS-M.José Manuel Coelho não passa de um epifenómeno em que os portugueses votaram por uma questão de gozo e brejeirice , no fundo, contra o sistema glosando-se e divertindo-se com a personagem. Em Portugal ainda há muita gente que gosta de teatro e de revista à portuguesa. Na Madeira aceito que houve voto de protesto aproveitando a ausência de Alberto João Jardim por doença e por opção nestas presidenciais . Alberto João Jardim não morre de amores por Cavaco Silva e o seu empenho nesta eleição limitou-se ao protocolar.
Daí, extrapolar-se que nas próximas eleições regionais da Madeira ,os votos de José Manuel Coelho nas presidenciais serão os mesmos, vai uma grande diferença.
Ao longo dos anos Alberto João Jardim tirou sempre um coelho , da cartola e não da Madeira...

JJ