23/01/2011

CAVACO SILVA


No dia de votar , de não votar e de quem quis votar e não sabia onde e como votar. Cavaco Silva é o novo presidente. Acabou este frenesim e pressão de noticias sobre os portugueses. Esta campanha foi fraca, feia e desoladora. Poucos interesses existiram mas consigo descortinar dois ou três. Ver se Cavaco Silva era eleito à primeira, o que aconteceu. A abstenção foi muito elevada mas não teve relação directa com o score de Cavaco Silva.

Depois, verificar se Manuel Alegre tem mais votos do que há 5 anos quando concorreu sozinho , o que pelas projecções pode não acontecer. De seguida verificou-se que Fernando Nobre teve um resultado muito bom , pode pensar em recandidatar-se.

Francisco Lopes aguentou-se e o eleitorado comunista ficou agregado à sua candidatura tem o caminho aberto para ser no futuro o próximo secretário-geral do PCP.

Defensor Moura e José Manuel Coelho ficaram nos últimos lugares . O estilo revista à portuguesa tem seguidores porque os portugueses gostam de se rir dos outros e deles próprios. O estilo Viana do Castelo pugna para num futuro ser o líder de uma região no Norte do país.

Depois há os que não foram votar, mais de 50%, como um aviso , mais uma vez, que a democracia e o sistema político português vão de mal a pior.

Cavaco Silva foi reeleito , os portugueses premiaram a distância , quem procurou estar por cima dos seus adversários . O mandato de Cavaco Silva termina em 2016, será de tempos difíceis , em que Portugal tem um garrote sobre si , na sua dívida , desemprego e desconfiança da Europa e mercados. Estas eleições ficaram marcadas por um dilema : onde começava o candidato Cavaco Silva e terminava o presidente Cavaco Silva em funções e vice-versa. Vamos ver se Pedro Passos Coelho aproveita a embalagem desta vitória de alguém que é da área do PSD e se Cavaco Silva deixa...


* escrito pelas 20h15 de domingo


JJ