A Internet tem posto em causa os poderes instituídos ,e quanto a mim, muito bem. O próprio Clube dos Pensadores sem a Internet e o uso deste meio não teria a dimensão que tem, de uma forma simples , rápida e barata conseguimos passar a nossa mensagem ,quer na Net , quer no Facebook e quer nos SMS que enviamos a todos que querem ser informados. Pode constituir-se um partido na Net ou convocar uma manifestação rapidamente através das ferramentas tecnológicas que temos ao nosso dispor. Há duas décadas se falássemos disto era impensável ou apelidados de loucos.
Vem isto a propósito, que numa sociedade democrática e aberta a verdade deve ser dada a conhecer sem subterfúgios. Compreendo que a as noticias do Wikileaks são comprometedoras para muita gente , mas goste-se ou não ou pondo em causa muita coisa e muita gente , são verdadeiras e apoiadas em documentos verdadeiros . A exigência de transparência , acabar com as restrições e excesso de secretismo na política deve ser o mote , neste novo mundo digital . No fundo fala-se em liberdade ,mas esta esta é, coarctada e censurada.
Esta polémica deriva de o jornalismo muito institucional , dependente de dinheiro, mas como feito até aqui, tem os dias contados e o seu poder estar a passar para os blogues , sites , redes sociais , isto é , para a Internet.
Fugas de informação sempre houve , agora nunca houve com esta dimensão. O feitiço virou-se contra o feiticeiro. Os governos sempre utilizaram a tecnologia para controlar os passos dos cidadãos e a sua vida privada , desta vez , foram os governos que sentiram na pele a indiscrição , os seus segredos e a invasão da sua vida privada.
O que veio a público não é assim uma coisa do outro mundo e os países ditos democráticos não ficam mal na fotografia. Ficam pior a China que queria rearmar o Irão e a Coreia do Norte , que tentou atacar o Google. Hugo Chávez financiava o narcotráfico para Daniel Ortega. A pressão sobre médicos cubanos na Venezuela antes de imigrarem para os EUA , etc.
É preciso meditar neste assunto com realismo e responsabilidade mas a liberdade de expressão e a verdade são inegociáveis doa a quem doer. E, porventura é um grito de alerta contra estes sistemas políticos ditos democráticos mas que têm perdido reputação e com práticas que deixam muito a desejar.
Daí, não estar de acordo com o meu amigo Mário Russo, pois numa sociedade aberta nunca se poderá castigar ou pôr em causa a verdade.
JJ