"Theory is always for someone and for some purpose"
Robert Cox
A Escola de Frankfurt consistia num movimento de Cientistas Sociais que surgiu no século XX e de onde surgiram vários contributos para as Ciências Sócias de onde se destaca um estudo aprofundado da Cultura e da sua influência na sociedade. Na perspectiva da Escola de Frankfurt a Cultura era entendida como uma dimensão espiritual da Sociedade1, que se distinguia do conceito de Civilização, e que era visível na existência de uma “Cultura de Massas” e de uma “indústria da Cultura” onde os meios de comunicação estariam incluídos2.
Jürgen Habermas é um sociólogo que se destacou na Escola de Frankfurt e que estudou o conceito de “Esfera Pública” que seria um fórum virtual de debate, interacção, comunicação e formulação de opiniões. Segundo Habermas a Esfera Pública sofreu evoluções ao longo do tempo e ocupa agora um espaço que surge com os meios de comunicação social3. Para Habermas este fórum de discussão e interacção, que acaba por corresponder ao actual processo de comunicação pública, foi importante para o desenvolvimento da Democracia mas estava no entanto desvirtuado através de manipulações por parte do Poder4 (e devemos encarar o conceito de Poder como um conceito lato, que se estende para além do Estado), ou seja, os nossos actuais meios de Comunicação e em especial a Internet não servem um propósito de libertação para um ideal democrático pois estão repletos de informação que é trabalhada para manipular e controlar a opinião dos Cidadãos. Este facto é ainda mais preocupante quando verificamos a óbvia realidade de que os meios de comunicação são uma plataforma que faz parte da Sociedade e do Estado, no sentido em que os mass media desempenham também a função de comunicação entre a Base do Estado e a Direcção do Estado5.
Vivemos hoje num mundo de Hiper-realidade, que segundo Jean Baudrillard foi formado a partir da acção dos mass media que nos apresentam uma realidade que por vezes é distinta da realidade6, ou seja, alimentam-nos através de imagens e informação o conceito de realidade que pretendem e retiram-nos a capacidade de analisar factos e construir opiniões. A Internet é hoje um mecanismo perigoso já que nos disponibiliza uma quantidade avassaladora de informação que nem sempre é honesta. Necessitamos de filtrar com cuidado a informação que nos é dada e precisamos de ter conhecimentos para analisar os factos. É certo que iremos perder tempo a verificar factos e a construir opiniões mas pelo menos o resultado será gratificante: teremos uma opinião nossa e não uma opinião construída por terceiros para atingir um qualquer fim.
Mauro Martins
Robert Cox
A Escola de Frankfurt consistia num movimento de Cientistas Sociais que surgiu no século XX e de onde surgiram vários contributos para as Ciências Sócias de onde se destaca um estudo aprofundado da Cultura e da sua influência na sociedade. Na perspectiva da Escola de Frankfurt a Cultura era entendida como uma dimensão espiritual da Sociedade1, que se distinguia do conceito de Civilização, e que era visível na existência de uma “Cultura de Massas” e de uma “indústria da Cultura” onde os meios de comunicação estariam incluídos2.
Jürgen Habermas é um sociólogo que se destacou na Escola de Frankfurt e que estudou o conceito de “Esfera Pública” que seria um fórum virtual de debate, interacção, comunicação e formulação de opiniões. Segundo Habermas a Esfera Pública sofreu evoluções ao longo do tempo e ocupa agora um espaço que surge com os meios de comunicação social3. Para Habermas este fórum de discussão e interacção, que acaba por corresponder ao actual processo de comunicação pública, foi importante para o desenvolvimento da Democracia mas estava no entanto desvirtuado através de manipulações por parte do Poder4 (e devemos encarar o conceito de Poder como um conceito lato, que se estende para além do Estado), ou seja, os nossos actuais meios de Comunicação e em especial a Internet não servem um propósito de libertação para um ideal democrático pois estão repletos de informação que é trabalhada para manipular e controlar a opinião dos Cidadãos. Este facto é ainda mais preocupante quando verificamos a óbvia realidade de que os meios de comunicação são uma plataforma que faz parte da Sociedade e do Estado, no sentido em que os mass media desempenham também a função de comunicação entre a Base do Estado e a Direcção do Estado5.
Vivemos hoje num mundo de Hiper-realidade, que segundo Jean Baudrillard foi formado a partir da acção dos mass media que nos apresentam uma realidade que por vezes é distinta da realidade6, ou seja, alimentam-nos através de imagens e informação o conceito de realidade que pretendem e retiram-nos a capacidade de analisar factos e construir opiniões. A Internet é hoje um mecanismo perigoso já que nos disponibiliza uma quantidade avassaladora de informação que nem sempre é honesta. Necessitamos de filtrar com cuidado a informação que nos é dada e precisamos de ter conhecimentos para analisar os factos. É certo que iremos perder tempo a verificar factos e a construir opiniões mas pelo menos o resultado será gratificante: teremos uma opinião nossa e não uma opinião construída por terceiros para atingir um qualquer fim.
Mauro Martins