12/10/2010

SITUAÇÃO COMPLICADA


Os portugueses devem-se preparar, ou porventura já estão preparados, para terem eleições legislativas antecipadas , isto é , escolherem de novo José Sócrates ou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro. Teremos novo Presidente da República a 23 de Janeiro , se um dos candidatos tiver mais de metade dos votos validamente expressos. De outro modo haverá segunda volta com os dois candidatos mais votados.
Por isso, vamos estar de novo em contínua campanha eleitoral. Pedro Passos Coelho afirmou que se não houvesse presidenciais apresentaria uma moção de censura ao governo. O mote está dado, aprova-se o orçamento de estado para 2011 mas logo a seguir à eleição do presidente da República , faz-se com que caia o governo.
O dilema dos portugueses é escolherem de novo, José Sócrates ou algo parecido , Pedro Passos Coelho. A crise e as dificuldades inerentes não abonam nada em favor de José Sócrates , ainda por cima com os excessivos gastos no erário público. Pedro Passos Coelho pode ter o benefício da dúvida , é uma novidade e pode fazer as coisas de maneira diferente. Ou, mas isso não me acredito. dêem o seu voto a outras forças políticas,os portugueses protestam muito e dizem mal , mas no fim fazem sempre como sempre fizeram. O problema nesta disputa será que a razão e a verdade , porventura não virão ao de cima. A ambição de governar Portugal é enorme , o problema no fim de contas , é se já não houver nada para governar.

JJ