04/10/2010

PROPOSTAS DOS PORTUGUESES PARA OE



O PSD quer propostas das cidadãos para o Orçamento e lançou uma página na Internet ( http://www.cortardespesas.com/ ) destinada a recolher sugestões dos cidadãos para reduzir as despesas de funcionamento dos serviços públicos.

Esta sugestão prova que os senhores do PSD têm poucas ideias , contudo é uma boa ideia e deve ser mantida para outros temas.

O que é necessário é serviços para os cidadãos e não poder político nem entelequia ( algo difícil de entender) . Coisas práticas e fáceis de entender.

É preciso ouvir as pessoas , ver o que sugerem para o seu bairro , zona residencial e para o país que pudesse melhorar a sua qualidade de vida e desenhar um programa de baixo para cima , dando o poder de decisão às pessoas.

Abordar temas que afectam a qualidade de vida de qualquer pessoa : transportes ; habitação ; acesso a serviços de saúde , ensino , justiça , entre outros ; oportunidades de participação cívica;acesso à informação; oportunidades de trabalho; qualidade de espaços públicos;etc.

Falar com as pessoas , ver o que é prioritário , e o que faz falta incluir. E não só quando há eleições e dá jeito como agora que é preciso cortar na despesa. Se já tivessem ouvido e escutado com atenção muitas opiniões dos cidadãos a despesa fosse, bem menor.

Aprovo e felicito a ideia , mas nem toda a gente tem acesso à Net , daí utilizem-se outras formas de auscultar as opiniões das pessoas . Eu sei que dá trabalho mas façam-no . Via telefone , em encontros presenciais abertos a todos , etc.

E, se tivessem feito uma auscultação das prioridades dos portugueses não tinham colocado na agenda política a revisão constitucional que já ninguém fala nela . A prioridade é sobreviver , aguentar e inovar com os meios ao nosso dispor.


JJ