02/10/2010

POLÍTICA E COISAS PIORES

A estratégia do governo e de José Sócrates não surtiu efeito . Desde que tomou posse em 2009 tem falhado redondamente . Por um lado sem maioria tem que negociar , o que convenhamos não gosta nada , por outro lado, errou redondamente nos seus prognósticos. Fez uma análise incorrecta da situação do país.

O problema é que se chegou a este estado de coisas que inviabiliza praticamente qualquer alternativa, isto tem que se dizer alto e bom som. Alternativa? Praticamente , não há pela inevitabilidade do caminho seguido por José Sócrates.
As promessas lançadas diluíram-se no tempo e quem governa tem que tomar decisões e assumir responsabilidades. O país está farto de brindes com champanhe. Quer sim ,ter refeições todos os dias e um vida decente.

Este mal estar dos cidadãos perante as medidas duras e difíceis terão um alto custo , veja-se a descida nas sondagens, em que o PSD passou para a frente. José Sócrates é vitima da sua própria circunstância .

A crise em Portugal faz -me lembrar o que dizia Ortega y Gasset sobre a plurivocidade da verdade em que todos vêem aspectos diferentes da mesma realidade e nenhum deles está errado . Porém o povo é o símbolo de Sísifo , depois de uma vida dedicada à construção de um sentido somos esmagados por esta crise brutal.

Esperemos que haja uma alternativa com mais emprego e competitividade . Compete ao PSD arranjar uma alternativa contra esta inevitabilidade, fazendo politica de outro modo e com outros pressupostos.

JJ