14/09/2010

PROTESTOS

imagem: Sapo

José Sócrates e Mariano Gago surpreendidos com protesto de estudantes.

Esta terça-feira para celebrar o arranque do ano lectivo nos institutos politécnicos mas foi o protesto de um grupo de estudantes que mais se destacou durante a cerimónia.

Contra o custo elevado das propinas e falta de apoio social foram as palavras de ordem ouvidas por instantes no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Antes de a presidente do Instituto Politécnico do Porto discursar, três alunos tomaram de assalto o palanque.

Enquanto um lia um manifesto, outro estudante entregou a Mariano Gago uma medalha para assinalar o facto de Portugal ser um dos países da Europa onde as famílias mais gastam no ensino superior. Surpreendido pelo acontecimento, o ministro aceitou o “presente”. José Sócrates estava sentado ao lado de Mariano Gago.

Este protesto como outros têm o seu peso. Este é ousado , em parte inovador e oportunista mas conseguiu os seus objectivos ter eco na imprensa e embaraçar o Ministro e o Primeiro- Ministro.

O normal dos protestos é manifestações e greves . Mas até nos protestos é preciso ousadia a atingir os objectivos - fazerem-se ouvir a quem de direito.

Não sei se vão ligar a este protesto , o normal é fazerem de conta e ignorarem, mas está feito.

JJ