14/09/2010

ENTREVISTA A ISABEL ALÇADA


Isabel Alçada aquando do acordo entre os sindicatos e a o Ministério da Educação trouxe à liça uma conclusão muito importante.
Em política não se consegue impor políticas e directrizes contra as pessoas , é fundamental envolvê-las na discussão dos objectivos traçados e esgrimir pontos de vista .

Esta Ministra e a sua equipa mostraram ,habilidade, astúcia ,sagacidade , audácia , intrepidez, inteligência e capacidade de ouvir mesmo não estando de acordo.

Esta entrevista de Isabel Alçada ao jornal Público reforça essa minha convicção de mulher dialogante e que quer fazer politica educativa com os professores , pais , alunos e restantes agentes educativos.
Neste arranque de ano lectivo , ao sugerir que as escolas tracem as suas metas de aprendizagen , que sejam claras para professores, pais e alunos, o que devem saber em cada ano. Ser contra o aumento de horas lectivas mas ser importante usar muito bem o tempo. A favor de melhoramentos e não de reformas. Não se pode andar a mudar tudo , traz prejuízos e instabilidade.

A favor de metas de melhoria , usando as metas de aprendizagem ,as estratégias e recursos que já existem. A favor de instituições como centros de saúde,comissões de protecção de menores , psicólogos , etc. que trabalhem em parceria.

Isabel Alçada ,coadjuvada pelo seu secretário de Estado adjunto e da Educação, Alexandre Ventura está a tornar-se uma estrela neste governo , será com certeza uma mais-valia para José Sócrates dando-lhe capacidade de diálogo ,que até agora ,só existia no palavreado e retórica.

Não se pode estar de costas voltadas para os problemas e para as pessoas.E, para a educação avançar terá que ser sempre com os professores e nunca contra os professores.

JJ