20/09/2010

AGENDA DIGITAL


Uma rede de banda larga de nova geração ,sistema simplificado de licenciamento comercial, um tutor virtual de matemática ,um registo de saúde electrónico e um cartão de transportes universal.

Portugal vai investir 2,5 mil milhões de euros até 2012 em redes de nova geração com vista à criação de serviços "exportáveis" que terão "uma forte influência no PIB e na dinâmica de emprego segundo o Governo. A sua concretização irá gerar anualmente um crescimento de 3000milhões e criará 15 a 20 mil empregos.


Tudo isto enquadra-se na Agenda Digital 2015 que vai ser apresentada em Lisboa,serão lançadas 26 medidas que vão disponibilizar serviços geradores de uma procura pública e que, sendo úteis para a economia de forma directa, serão serviços exportáveis, nomeadamente tecnologia, hardware e outras ferramentas inovadoras.

Acho um pouco arrojado mas a ideia é boa desde que concretizável. A mega-rede pode implicar o desenvolvimento de empresas de serviços e produtos avançados nas áreas de governação, educação,saúde e mobilidade.

Na saúde , permite o registo electrónico de saúde , serviços de tele-saúde para idosos e doentes crónicos e os utentes poderem marcar consultas e aceder a documentos pessoais de saúde.

Na educação a disponibilidade on-line de conteúdos educativos e poderem fazer matrículas e obter certificados.

Na mobilidade , a gestão de tráfego, e partilha de automóvel e o passe Portugal Total que poderá ser usado em todos os transportes colectivos.

Boas medidas , tudo que seja agilizar procedimentos e evitar perdas de tempo é boa intenção e importante, todavia na saúde mantenham os medicamentos gratuitos para idosos necessitados e na escola continuem com o melhoramento do parque escolar e contratem pessoal auxiliar para que as escolas funcionem bem.

Importante fazer política palpável e não ilustrações , não nos podemos esquecer que muitos portugueses não tem computador nem acesso a Internet.

Estas medidas são boas mas tenhamos a noçao do real e não entremos em ´sonhos infundados.
JJ