26/08/2010

40 anos


Passam 40 anos ,no dia de hoje, mês de Agosto, quando partiu alguém, de quem não pronuncio o nome.Além de forreta "passou-se" em férias, o que nos tirou os três dias de luto nacional...Foi muito coerente!...
Como continuo no paraíso transmontano, resolvi ir para o sótão da casa, onde existem muitas velharias, além de dezenas de caixotes de livros, onde ninguém tinha pachorra de
redescobrir...Mais de trinta anos passados acabei por ter um grande prazer de manusear livros, que me diziam muito.Sublinho os da autoria do meu Pai.Acabei por oferecer à autarquia, livros dum filho, que amava a sua terra.
No meio daqueles livros interessantes...Alguns do início do séc.XX, encontrei um, donde vou transcrever um texto da autoria de Marcelo Caetano,para homenagear a obra financeira de Salazar. Eis o dito texto:
Aqui há meses os jornais portugueses narravam, embevecidos, o seguinte caso levado ao seu conhecimento:
Um engenheiro alemão foi contratado para prestar serviços em Portugal durante três anos, e, enquanto aqui permaneceu, manteve em certo banco uma conta que, ao expiar o prazo do contrato, apresentava avultado saldo a seu favor.
Chegou o alemão, certo dia, ao banco, chamou o gerente com quem habitualmente tratava e comunicou-lhe o seu próximo regresso à Alemanha.
-Quer então o senhor que transfira o seu saldo?
-Para onde?-interrogou o gerente.
Mas com grande espanto seu, o alemão retorquiu:
-Quem fala em transferir o saldo? Deixe cá estar o dinheiro, que está bem! Nenhuma moeda da Europa me oferece hoje as garantias do escudo.Tenho plena confiança no futuro de Portugal, enquanto estiver à frente das suas finanças um homem como Salazar!

(Livro de leitura da 3ª classe- autores:Augusto e Américo Pires de Lima)Ano de 1944.

Imaginem as crianças de 7/8 anos a interpretar este texto!...

Até amanhã! Até sempre!
Júlia Príncipe