27/07/2010

CONSUMIR SEM POSSUIR


Está a deixar de estar na moda ser proprietário e dono do que quer que seja . Este valor absoluto civillizacional está a transformar-se. O hábito de estar na posse de, ter em seu poder, dominar , fruir está em desuso. Para quê possuir algo que dá imenso trabalho ,custa imenso a sua manutenção e despesas fixas incomportáveis ? Se eu posso consumir sem possuir e pagar pelo uso sem comprar. Estava-me a lembrar de uma casa de habitação . Porque não uma alugada ? Para não falar de uma segunda casa de férias com despesas brutais por não ser habitada todo o ano e depois obriga a quem comprou ter que ir de férias sempre para o mesmo sítio. Talvez ir para um bom hotel gozar desfrutar e comparem as despesas...
As pessoas têm que se adaptar a esta nova realidade. É necessário dessacralizar a propriedade a favor do aluguer e do desfrutar na Net. O streaming em vez de se fazer downloads , ouve-se a música ou o vídeo instantaneamente no Youtube, sem necessidade de ocupar tempo e o disco do computador. O leasing e renting dentro em breve vão avançar em força para os particulares e deixar de ser um negócio praticamente exclusivo de empresas.
Para quê ter um carro se poder alugar de uma forma mais acessível . Quem anda mais, ou 20.000Km/ano e fizer as contas pode compensar se tiver que trocar de carro ao fim de 4 ou 5 anos.
Ou , por exemplo ter um carro económico e quando tiver que ir a uma festa ou algo mais importante aluga um bruto carro para não ficar atrás dos proprietários armantes da festa e marcar presença. Hoje em dia ter o que quer que seja é um roubo. Seguros , manutenção , mensalidade da compra, impostos , etc. Se fosse hoje não comprava uma casa e mais negociava com um hotel a possibilidade de viver lá durante o ano num aposento. Sempre quente ou fresco , empregados a tratar de tudo , sem preocupações . Já pensaram nisso ? Interrogo-me se não valerá a pena? Fica a ideia.

JJ