Por razões de saúde dos meus pais tenho passado imenso tempo junto deles em Gueifães - Maia chegando por vezes a pernoitar . Além do pó constante , amiúde irrespirável constato que esta ocorrência é ininterrupta e abrangente ao longo das 24 horas do dia.
Quando vivia com os pais havia no local uma serração de madeira , agora é uma fábrica de betão . Não sei como foi possível a possibilidade de laboração de algo tão nocivo para a saúde pública . Já não chegava viver durante anos e anos junto do rio Leça , um dos rios mais poluídos da Europa.
Solicitei a presença do JN para alertar para este escândalo ambiental junto das populações. Claro que os donos dos cafés querem é ter clientes , neste caso, da fábrica estando-se marimbando para os problemas causados por esta fábrica - alergias nos olhos e vias respiratórias , asma , bronquite , irritação da pele e outras doenças do aparelho respiratório. É muito fácil falar do quintal dos outros e do que se passa perto da casa dos outros. Tenho estima e consideração pelo presidente da CM Maia Bragança Fernandes assim como o meu amigo de longa data Tiago Silva Domingos mas se não houver uma posição em defesa dos interesses da saúde dos cidadãos outras medidas serão tomadas . Pela minha parte que tenho que frequentar parte do dia esta zona não me calarei . Acresce a tudo isto que perto há uma escola primária e uma colégio privado com crianças sujeitas a este ar e poeira. Sinceramente não sei como é possível numa zona que dizem industrial permitirem escolas , colégios e de futuro um lar para idosos!. A verdade é que estamos numa zona mista com fábricas e habitações . O que está em causa aqui , é um caso de saúde pública e a morte lenta de toda a gente que mora aqui. Muitos não protestam e não se indignam por ignorância e não estão para se incomodar . Eu não! Vou procurar por todos os meios e conhecimentos ao meu alcance repor a legalidade e fazer ver que os cidadãos têm direitos , um deles, é ter ar com qualidade para respirar. A sociedade civil tem que se pôr em marcha com denúncia e divulgação na imprensa.
nota : sei que a fábrica que produz betão tem interesses com a CMM , mas o dever de um executivo é zelar pelos interesses dos seus cidadãos, mais ainda que a Maia já foi um exemplo na temática ambiental . E, o partido socialista - o maior partido da oposição e os outros partidos não sei do que estão à espera para tomarem medidas! A Junta de Freguesia de Gueifães sendo do PS não tem desculpa para fazer ver os reais interesses dos seus eleitores e cidadãos.
JJ