O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia, em 22de Outubro de 2008 aprovaram a DECISÃO, relativa à instituição de 2010, como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.Estes itens, pobreza e exclusão continuam a ser um dos compromissos políticos chave da U.E. e dos Estados Membros.Que tal? Afinal já previam, o que por aí vinha, mas não prepararam os seus Cidadãos!...
Perante o "negócio" dos "nossos políticos", com perdões e arrogâncias, aí estamos todos metidos no maior poço sem fundo...Na DECISÃO, está já reflectida a política social, no nosso País.Neste momento, Maio de 2010, é inaceitável o nível de pobreza, de exclusão e desigualdades. Estão esquecidos os Direitos da Cidadania, isto é,"reconhecer o direito fundamental das pessoas em situação de pobreza e exclusão social, a viver com dignidade e a participar activamente na sociedade".
O PAPA defendeu a construção de "uma cidadania mundial fundada sobre os Direitos Humanos e as responsabilidades dos cidadãos".Reconheceu que o "diálogo sem ambiguidades e respeitoso das partes, nele envolvidas é hoje uma prioridade no mundo à qual a Igreja não se subtrai."A seguir saudou, com grande Amizade,todos os presentes, unidos na reflexão das questões sociais e, sobretudo, na prática da compaixão, voltada para os pobres, os doentes, os presos, os sós e desamparados, as pessoas com deficiência, as crianças e os idosos, os migrantes, os desempregados e os sujeitos a carências que lhes perturbam a dignidade de pessoas livres.(Igreja da Santíssima Trindade)
POBREZA É FICAR INDIFERENTE!
JUNTOS POR UMA SOCIEDADE PARA TODOS!
Até amanhã! Até sempre!
Júlia Príncipe