05/04/2010

JOSÉ SÓCRATES DE NOVO...


Joaquim Jorge

Todas estas noticias ,em que se põe em causa a honorabilidade do nosso Primeiro-Ministro José Sócrates ,já me irritam e não passam disso. Ou são verdades e as autoridades competentes tomam um decisão célere tendo em conta o cargo que exerce ou são inverdades e não passam de ataques infames à sua figura e tentativa de assassinato de carácter.
Tudo isto não tem consequências , não passa de levantar a poeira durante uns dias , depois tudo volta à normalidade , José Sócrates sai reforçado e em força.
Talvez os senhores jornalistas escrutinassem e se debruçassem devidamente na sua governação , e não só, na sua vida política-privada antes de ser Primeiro-Ministro.
Porque não o fizeram logo que tomou posse? Ou quando estava iminente a sua subida ao poder ? Eu sei ,que uma investigação não é coisa fácil e demora muito tempo, mas também sei, que nessa altura não teria tanto impacto.
Esta postura de assinar projectos quando estava em exclusividade como deputado e que a CM Guarda afastou José Sócrates da direcção de obras e repreendeu-o por desleixo profissional não é isenta de erros. Mas ao longo da sua vida todo o Mundo e políticos tiveram modos de proceder sempre cândidos , irreprensíveis , isentos de erros , limpos e perfeitos? Não conheço ninguém. Por vezes devemos ver-nos ao espelho e segundo determinado ponto de vista José Sócrates é o «melhor» , segundo outro ponto de vista é o «pior». A ideia que me fica é que é uma análise incompleta. Há noticias muito mais gravosas e que poderiam catapultar a sua exoneração . Esta postura se for verdade não é correcta, mas não põe em causa a sua continuação à frente do Governo.