16/04/2010

SONDAGEM

Joaquim Jorge


A sondagem feita pela Eurosondagem, para a Renascença, "Expresso" e SIC deu algo insólito mas que se deve ter em conta.

Passos Coelho mais popular que Sócrates. Até aqui tudo normal , chegou agora , dá-se-lhe o benefício da dúvida . O desgaste de José Sócrates é previsivel depois de 5 anos de governação e das broncas e tramas.


Pedro Passos Coelho, bate o primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, em popularidade no primeiro mês em que consta do barómetro Renascença/SIC/Expresso.
Passos Coelho tem um saldo positivo de 10,6%, contra 7,3% de José Sócrates .

O PSD é o único partido a subir no barómetro de Abril.

No plano partidário, o PSD, que tem nova liderança, é o único partido a aumentar as intenções de voto relativamente ao barómetro anterior. Com mais 2,3%, chega aos 28,5%. Ainda assim, menos do que obteve nas últimas legislativas.

O PS mantém o primeiro lugar, com 36%, mas desce 0,9%.

Aqui é que está tudo do avesso e é caso de estudo . Se houvesse eleições agora ,o PS voltaria a vencer destacadamente . Tudo isto merece ser estudado aprofundadamente e de forma científica. Os portugueses , a grande maioria diz mal do primeiro-ministro , estão cansados dele e dos seus casos ,mas voltariam a votar nele. É uma paradoxo! No fundo é uma opinião contrária ao sentir comum , parece incrível e é um desconchavo. Todavia é assim que os portugueses pensam e deve-se ter em conta isso.

Das duas uma ,ou apreciam o estilo José Sócrates ,ou ainda não confiam em Pedro Passos Coelho. Eu diria das três uma - as sondagens são manipuladas mas não me parece...