29/04/2010

A “ Morte Anunciada” da União Europeia?(Que morra o Euro e Viva o Dólar?)

Joffre Justino


Escrevi antes e logo após as eleições do ano passado que Portugal só tinha uma solução – Um Governo de Salvação Nacional.
De então para cá algumas oposições limitaram-se a alimentar o país não de soluções para a crise mas sim de fait-divers de baixo calibre e moral que se limitam a incentivar o vivermos todos neste estado, “burguês”, no mais que mau sentido desta palavra que já foi revolucionária, de “os ricos que paguem a crise”.
Não pagam nunca, não irão pagar e mesmo que pagassem não resolviam o problema de uma economia que desde 1986 viveu para a auto- destruição das suas potencialidades e para o novo riquismo.Uma coisa é exigir que haja moral e que não se sustentem cidadãos a “pão de ló” de 4000 euros dia, outra coisa é fazer acreditar que pôr fim a tal resolve seja o que for da crise em Portugal.Não resolve.
Hoje está, nos mercados internacionais, mais que claro o que é que os meios da alta finança americana querem – acabar com esta experiência linda que foi o Euro!
A Europa não tem razões para imaginar que os EUA a iriam deixar ser, de novo, uma super potencia.Tem, a Europa, a União Europeia, demasiado potencial para tal, em mercado, em recursos, naturais e financeiros, em Organização e em knowhow, para que possa sobreviver, acham os da alta finança de Nova Iorque, (vale começar a escrever assim os nomes…)A RP da China sim vale a pena – tem mercado, não tem organização, nem tem know-how que a sustente enquanto super-potência a temer.Por enquanto.Porque põe na ordem a Ásia.A Rússia sim vale a pena - tem mercado, não tem organização, o know-how é ainda insuficiente para que seja uma super-potência a temer.Por enquanto.
Porque pode pôr, agora sem problemas ideológicos, do Atlântico aos Urais, islâmicos incluídos, este gente” na ordem.Ficarão, as potencias médias – a Alemanha, a França, a colónia americana que é a Grã Bretanha, a Espanha, na Europa, na América Latina o Brasil, na Ásia o Japão.Úteis mercados, úteis para o controlo regional.Não escrevo isto por anti americanismo.Fui e não me importei de ser um freedomfighter.Porque havia que lutar pela Liberdade!
Escrevo-o porque existem os EUA e os EUA!Os EUA que, como Stigltz entendem que já não é possível controlar o mundo como outrora e os EUA que como os da alta finança continuam a achar que sim que não só é possível como é necessário, sendo certo que Obama será um fenómeno passageiro.Para eles.Portugal, como a Grécia, como a Islândia, como a Irlanda, são meros peões para fazer abater a União Europeia e o Euro.Por cá alguns andam a brincar com o fogo.Vejam a noticia americana sobre a greve dos transportes, que foi, todos o sabemos, um fracasso.
Virou o fim do mundo e felizmente não existem em Portugal os anarquistas que existem na Grécia, para dar mais credibilidade à noticia!Mas aparecerão não duvidem.
Pagos por estes da alta finança nova-iorquina.Felizmente existem Sócrates e Passos Coelho.Parabéns aos dois.E deixemo-nos de fingimento.
A CPLP está aí, a União Europeia ainda existe, o Euro ainda não morreu.Há que ultrapassar esta crise, em Portugal e na CPLP.Há que ultrapassar esta limitação que é a tentação existente na Alemanha, que a leva a pensar preferir regressar ao marco e a matar o Euro.E há que acabar com os fait-divers, pensar num governo de Salvação Nacional e encontrar as soluções necessárias para travar os ímpetos destrutivos que vemos existirem nos EUA, na sua alta finança.