17/04/2010

COMO QUE EU SEJA MUITO BURRA!


Hercília Oliveira



Se há coisas que me fazem alguma confusão nesta sociedade dita democrática e moderna (!?) há uma que me deixa realmente sem entender e que são, os prémios que alguns privilegiados deste “rico” país recebem. Eles são os jogadores de futebol que nos clubes e na selecção nacional além de receberem salários de valor difícil de imaginar para o comum cidadão, usufruem quando em estágios, de instalações hoteleiras de luxo para que com todas essas mordomias, dizem, possam obter bons resultados (como que tal luxo influencie de verdade tais resultados!) mas como tudo isso pode não ser ainda suficiente, vai daí ainda se lhes promete mais um “pequeno” prémio por meterem golos e ganharem jogos.
Ora então não é para isso que depois de tudo que lhes dão, eles tem que fazer, cumprindo os objectivos para que são pagos?
E não me venham com a conversa da treta de que a carreira é curta, quando a maioria dos jovens de hoje não tem hipótese de tão pouco iniciar a dita cuja.
Temos também os gestores públicos (ou não) que ganhando salários de milhares de euros por mês ainda se lhes pagam prémios por gerirem bem as empresas e darem lucros! É isto que não entendo! (devo ser muito burra!) não é para isso que eles lá estão e tão bem ganham? Não é essa a sua obrigação? Mas mais grave ainda, é quando aqueles que sendo “despedidos” com justa causa, se nos trabalhadores ditos normais viriam de “mãos vazias” nos casos dos famosos gestores, ainda são compensados com avultadas quantias!
Qualquer dia, ainda vamos ter que premiar os bons, e quem sabe, os maus governos também!