15/03/2010

ESTATUTOS DE UM PARTIDO

Joaquim Jorge


O PSD aprovou uma sanção que pode ir até à sua expulsão para militantes que discordem da direcção do partido nos 60 dias antes de actos eleitorais. A falta de quórum não permitiu aprovar uma segunda volta para a eleição do líder assim como as directas em pleno Congresso. Foi pena!

Os partidos devem perceber os sinais que a sociedade e os cidadãos lhes dão, estar sempre em constante mutação e evolução, procurando aperfeiçoar o seu funcionamento para corresponder aos anseios das pessoas. Desta forma, não se deixam ultrapassar e tornam-se obsoletos. Actualmente os partido estão esclerosados e ultrapassados . Ou evoluem e tornam-se para todos ou ficam só para alguns e descredibilizam-se.

Por exemplo, eu gostava que houvesse primárias para a indicação de deputados assim como círculos uninominais e a possibilidade de eleição de deputados independentes.Quem milita num partido tem direitos e obrigações , se não quer estar sujeito a eles ,não milita em nenhum partido. O PSD é useiro e vezeiro em destruir líderes e dar uma imagem Kamikaze .
Se foi escolhido um líder dentro de um partido para concorrer a Primeiro-Ministro ou é Primeiro- Ministro, por exemplo, não se deveria criticá-lo em público e denegrir a sua imagem. Essa atitude nem precisaria de medidas de sanção . O bom-tom e educação, mais a solidariedade de colega de partido , assim o deveriam exigir. Todavia tal não acontece. É pena! Ou porque não gostam do escolhido ou por outras razões não só ideológicas mas muito mais além.

Não entendo esta medida como lei da rolha ou delito de opinião. São normas que foram votadas democraticamente por um grupo de pessoas num partido , às claras e de modo transparente.

Não sou de nenhum partido e estou à-vontade para dar a minha opinião todavia já fui de um partido que não tinha medidas deste género mas a discriminação e o pôr de lado de uma maneira sub-reptícia e deambulada era muito pior ,do que sabermos as regras do jogo e com o que contamos. Não podemos ser hipócritas ao ponto de dizer que não se persegue ninguém por pensar de maneira diferente e depois na prática não se vê isso. É natural não se conviver bem com a critica e opinião diferente ,mas não se diga uma coisa e faça-se outra.

Acrescento que no PS e noutros partidos existem muitos militantes alguns de topo que foram e são ostracizados só porque pensam de outro modo e preconizam politicas de outra maneira . António José Seguro merecia no PS ter muito mais relevância do que ser deputado .A Manuel Alegre foi sugerida a sua expulsão. Anteriormente o CDS também exclui , todavia nestas eleições , e bem, foi buscar Ribeiro e Castro. Do PCP nem vale a pena falar.

Gosto do claro,que se veja bem, haja luz e perceba bem , ao contrário, não gosto do escuro, do sombrio,obscuro ,encoberto e que seja difícil de compreender.