23/03/2010

DEBATE -CANDIDATOS DO PSD

Joaquim Jorge



O debate protagonizado pelos 4 candidatos : Pedro Passos Coelho ; Paulo Rangel ; José Pedro Aguiar- Branco e Castanheira de Barros foi agradável e teve alguma elevação . Pensei que não iria conseguir ouvir as ideias dos quatro candidatos.Nestes debates há sempre muito ruído de fundo e sobreposição de vozes.
Todavia teve um momento infeliz de Aguiar-Branco com a amostragem das assinaturas da sua candidatura. Esse frisson foi um momento sem necessidade e demonstra a dificuldade de Aguiar-Branco se impor nesta contenda e das irregularidades processuais que existiam. Não pode agora vir atacar os outros por culpas próprias.
Nunca aceitou a tomada de posição fulminante de Paulo Rangel se candidatar , por sinal, seu Secretário de Estado quando foi Ministro da Justiça . Estes dois candidatos ao digladiarem-se prova que as duas candidaturas ocupam o mesmo espaço no PSD e só pode beneficiar o outro candidato , que é Passos Coelho.

Paulo Rangel é favor da estabilidade política e confrontar o governo com as suas responsabilidades sem tates , e não, da sua vitimização e argumentação que não pode governar.

Passos Coelho ao pretender ir a votos sem uma razão fortíssima pode beneficiar de novo José Sócrates nas urnas. Aguiar-Branco procurou colar-se a Manuel Ferreira Leite e ter uma atitude institucional . Só lhe fica bem , mas foi com Paulo Rangel que o PSD teve a sua última grande vitória.

Não se falou num assunto mas dever-se-ia ter falado . A questão da liderança do grupo parlamentar que tem nas suas fileiras Aguiar- Branco como líder . Deverá pôr o seu lugar à disposição e demitir-se logo a seguir ao acto eleitoral interno de sexta-feira. Só lhe ficará bem e mostra que não está agarrado ao poder. Permitindo que quem vença possa seguir a sua linha política de oposição ao governo. O debate foi claro sobre o PEC , inquérito da compra da TVI pela PT e suas conclusões e Procurador da República . Estes candidatos têm um problema não são entusiasmantes pairam outros nas mentes ( Marcelo Rebelo de Sousa , etc. ), são caras novas ,com qualidade moral, respeitabilidade , nobreza ,mas...
Paulo Rangel é aquele que o PS teme mais , já o sentiu na pele quando este era líder parlamentar nos duelos com José Sócrates . Pedro Passos Coelho não se livra do anátema de ser um versão light de José Sócrates - uma espécie de José Sócrates 2 : muita imagem , nada de improviso mas pouco conteúdo. José Pedro Aguiar-Branco veio atrapalhar a candidatura de Paulo Rangel , é pena. Castanheira de Barros joga por fora com algumas boas ideias.