22/02/2010

DEBATE COM MARQUES MENDES


Clube dos Pensadores ( CdP) vai realizar o seu 2ªdebate em 2010 sobre, « Estado da Democracia e Competitividade do País». Joaquim Jorge fundador do CdP convida Marques Mendes.

O debate realiza-se dia 22 de Fevereiro , 2ªfeira , pelas 21h30 no GaiaHotel.

Marques Mendes é advogado, liderou a oposição, de 2005 a 2007 quando ocupava a presidência do PSD. Dirigiu o Grupo Parlamentar do PSD , foi secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros e mais tarde Ministro- Adjunto do Primeiro Ministro Cavaco Silva e Ministro dos Assuntos Parlamentares de um governo liderado por Durão Barroso, entre outros cargos.

Estarão presentes na plateia Hermínio Loureiro , presidente da C M Oliveira de Azeméis e actual presidente da Liga de Clubes , José Luís Carneiro , presidente da C M de Baião e candidato a presidente da distrital do PS/ Porto , Jorge Queiroz , ex-vice-presidente da CMG de Luís Filipe Menezes , entre outros.

******************
Estado da Democracia
A honradez dos políticos que apesar de todos os escândalos são a grande maioria honestos e impolutos. O que os portugueses desejam é que nada seja atirado para a valeta. Uma das formas da qualidade da democracia é como se chega e se exerce o poder mas também como se vai dessa responsabilidade.
O importante é aplicar sempre os princípios e normas éticas com independência e respeito. Uma das maiores qualidades da democracia é ter instrumentos do Estado de Direito que persigam os corruptores venham de onde vierem. Ser honesto , fazer o seu trabalho com dignidade , decência e servir os demais deve ser regra e não excepção.

O importante é que os partidos atalhem e abordem a corrupção para melhorar os sistemas de controle. Esse será um imperativo crucial ,presente e futuro.

Todavia os partidos devem libertar-se dos maus hábitos políticos : os seus procedimentos democráticos e administrativos deixam muito a desejar. Tem práticas enraizadas que são censuráveis não só no seu funcionamento interno como em actos eleitorais.

A democracia existe ao fim e ao cabo não para os partidos quer do governo quer da oposição mas para os cidadãos .

Competitividade
Os problemas estruturais, o desempenho e a competitividade condicionam o futuro do país.Induzindo mais desemprego , fazendo com que o país não cresça ao ritmo desejado não permitindo a diminuição de impostos e que se pague a dívida pública com a celeridade desejada.

Aliado a isto a falta de competitividade das nossas empresas é a razão pela qual Portugal não tem condições para atrair mais investimento.

É necessário empreendorismo para fazer crescer o emprego. A crise laboral eleva o custo da protecção social dos desempregados a níveis insustentáveis para as finanças públicas a médio prazo ; por outro lado,reduz os descontos para a segurança social e gera dificuldades no sistema de pensões.

Estamos a aproximarmo-nos do ponto critico , esta crise tem contornos económicos mas também de natureza política. Há uma desconfiança generalizada entre os cidadãos e os seus dirigentes políticos


Não podemos perder mais tempo em reuniões e palavreado vão . Precisámos de meter mãos à obra e apresentar resultados concretos ou podemos perder o país.


***************

Clube dos Pensadores em 2010 já debateu Processos Judiciais com Nuno Melo e Felícia Cabrita . No 4º aniversário do Clube recebe Pedro Santana Lopes e outras figuras ; e João Cravinho em data a designar.

Pelo CdP no ano passado ( 2009)passaram figuras como Medina Carreira , António José Seguro, Garcia Pereira,Alberto João Jardim , Marinho Pinto , Paulo Portas . Em anos transactos : Manuel Maria Carrilho,Manuel Alegre, Francisco Louçã, Carvalho da Silva, entre outros.



Joaquim Jorge
Fundador do CdP