14/01/2010

4.º Aniversário do blogue do Clube dos Pensadores


Não é normal – diriam alguns “não é suposto”, diria eu “não estamos habituados” – uma iniciativa como a do Clube dos Pensadores ter este sucesso. Mais: tendo sucesso, continuar e não se bastar a um firmamento passageiro, a um registo eventual ou a um êxito efémero.
Há quatro anos que existe o blogue do Clube dos Pensadores, uma extensão virtual e actual da dos debates organizados. Um blogue que, além de transmitir em directo os debates - e ainda bem já que tantas vezes a sala é pequena para tantos participantes -, é uma plataforma de contínua discussão, entre os debates e ao longo dos anos. E isto é extraordinário, porque estas iniciativas traduzem – sem partidarismos ou complexos – um vontade de participar na discussão política fora da política, um debate livre sobre os temas, uma vontade de ouvir, pensar, falar, conversar, discutir convergir ou discordar. E escrevo isto depois de ter participado, mais de uma vez, nesses debates: são verdadeiras conversas onde todos ganhamos com a discussão.
Uma iniciativa assim, calculo, só se consegue com trabalho, muito trabalho. E uma vontade, quase uma vocação, de discutir o bem público e o nosso País. Por tudo isto, quero dar os parabéns a todos os que participam, escrevem, lêem e comentam neste blogue mas, espero que compreendam, com uma palavra especial para o Joaquim Jorge, o grande dinamizador do Clube dos Pensadores.



Paulo Portas
membro honorário do CdP e presidente do CDS/PP