07/02/2010

APORIA


Joaquim Jorge


Aporia no dicionário significa estado de incerteza ou dúvida. Actualmente é o estado em que se vive . Como resolver o problema do défice público , a taxa de desemprego , as consequências do nosso endividamento. O sucesso do bem-estar e do desenvolvimento económico é uma miragem. Como poderemos ter uma ordem social , uma ordem moral ou uma ordem económica que nos conduza a uma sociedade estável . Não sabemos como afrontar estas situações e as consequências são imprevisiveis. Gostaria de pensar que o aumento de emprego e da actividade económica não estejam paradoxalmente relacionados, pelo efeito da morte, como aconteceu na II Guerra Mundial ,com mais de 60 milhões de pessoas mortas e a destruição de máquinas e estruturas que foram necessárias reconverter com novas tecnologias.
Há muitos tempo que estamos em crise e sem saber quanto tempo mais durará , tem-nos levado ao desânimo e progressiva desistência. E da desistência chega-se à moleza e da moleza à languidez e depois à anemia . Segue-se o pânico , a depressão e a paralisia.
A debilidade social com o desemprego , a perda de valores a cargo de prevaricadores e alguns políticos. A rudeza impõe-se à elegância , a quietude ao stress , a inépcia à inteligência ,a indolência frente ao espírito de abnegação.
Temos que acreditar ,ser firmes ,combater a comodidade e facilidade ,temos que acreditar e lutar contra a anemia social . O melhor quadro é o sonho e não a morte ou catástrofe. Acreditar que Portugal é viável, não está perdido e sem medo do futuro . O prognóstico é reservado mas possível. Não dá para mais demoras , nem erros nem ambiguidades . Senhor Primeiro-Ministro José Sócrates toca a governar...