26/11/2009

O lado bom da “ignorância”


Não sabia eu e com certeza a maioria dos Portugueses também não, os interesses e sobretudo o poder que com a publicidade os governos podem exercer sobre os jornais e com isso utilizar a tão criticada censura de outros tempos.

Se compararmos, o método é diferente, o objectivo o mesmo porém o resultado agora é bem pior, pois se antes riscavam o que não queriam que fosse publicado agora “riscam” o jornal da lista dos que recebem a publicidade do estado pondo em causa a sobrevivência do jornal e com isso postos de trabalho deixam de existir além da sempre tão falada liberdade de expressão.

Ora, realmente por vezes viver na ignorância é bem melhor! Contudo o que os políticos vem fazendo há anos e que tanto nos tem decepcionado, ainda tinha que vir ao nosso conhecimento a existência desta “arma” que eles usam com o maior descaramento para mais nos decepcionar!

É evidente que se eles quisessem fazer as coisas com seriedade fariam uma lei que fosse obrigatório essa mesma distribuição de publicidade por vários jornais, podendo até ter em atenção os números da tiragem dos mesmos. Mas não…,porque aí eles não teriam o “tal” poder de intervenção.

Por causa desta situação e de outras que vem acontecendo, dei por mim a questionar: mas então a democracia é isto? Foi para isto que fizeram o tão falado 25 de Abril? Não era este tipo de situações entre outras, que queriam eliminar?

Mas, tudo isto já não causa nenhuma confusão, pelo contrario, já tudo é demasiado evidente e desconcertante, fazendo com que até em outras situações da vida eu esteja em vias de mudança de opinião: andei eu durante anos dizendo que se o “meu homem” me traísse eu queria saber por ele, não por intermédio de outros, pois sabendo por ele eu talvez perdoasse e sabendo por outros eu não perdoaria, agora começo a estar hesitante pensando que o melhor é mesmo viver no lado bom da “ignorância”.


Hercília Oliveira