12/11/2009

NELSON MANDELA


Joaquim Jorge


Já me referi várias vezes a este homem que me inspira e me orienta muitas vezes o que se deve fazer , não com o que diz mas sim com o que faz.
No dia 18 de Julho passa a ser celebrado com o »Dia Internacional de Nelson Mandela». A Assembleia Geral da ONU aprovou por unanimidade esta data, dia do seu aniversário. Nelson Mandela já tinha sido galardoado com o prémio Nobel da Paz e a sua forma de ser e de estar é reconhecida em todo o Mundo, não precisava de mais este galardão. Contudo todos os galardões e homenagens são poucos para quem é tão grande. Além do seu desapego ao poder e ensinar a perdoar a quem tão mal lhe fez , esteve 27 anos preso na cadeia por dirigir a luta contra o apartheid . O seu exemplo , sentido de reconciliação , dá-nos uma lição de humanidade , dignidade e que é possível congregar.
Nelson Mandela deveria ser designado presidente de todas as nações do Mundo , não só porque é o mais amado , mas também porque é uma consciência viva , como se deve ser político. Todos os políticos podem ter inúmeros cargos , mordomias e importância mas à beira deste homem retirado e sem cargos ou benessses de qualquer espécie são anões. O poder do exemplo é inigualável e premiado. O poder do exemplo tem muita força e não é preciso palavras.
A lição que se retira da sua vida - é um homem que não quer poder e tanto poder tem! E, que se pode servir sem ter um cargo público.
Obrigado por dar uma luz e um sentido a determinadas acções e atitudes.