09/11/2009

FACE OCULTA 3

Joaquim Jorge



As escutas telefónicas realizadas durante vários meses por agentes da Unidade de Prevenção e Apoio Tecnológico ( UPAT) , corpo semi-secreto da Polícia Judiciária Portuguesa. Permitiram escutar conversas entre José Sócrates e Armando Vara.
Daqui tirar-se ilações e tentar incriminar José Sócrates parece-me absurdo e sem sentido. Ligar a alguém que é nosso amigo , dar-lhe uma palavra de apoio e falar-se do que se está a passar é perfeitamente normal e legitimo. Armando Vara é arguido , isto é , está entre suspeito e imputado , ainda não foi condenado.
Mas seria de todo caricato , grotesco e malvado derrubar o primeiro-ministro José Sócrates na secretaria já que não se conseguiu em eleições livres . Eu entendo que José Sócrates deve ser derrotado por propostas e ideias em eleições e não por casos e suposições.
Armando Vara é um peso-pesado do PS , já foi Ministro em anteriores Governos e Jorge Sampaio até pediu a sua demissão em anterior escândalo ,mas associar o primeiro-ministro a este caso só porque se é amigo , acho excessivo , demais e a mais.
Aliás , não sei se fazer escutas será legal e perseguir pessoas. Essas escutas carecem de cobertura legal e instruir processos com base em escutas podem ser anulados pelo tribunal. Estas escutas permitem gravar conversas , o lugar onde foi utilizado o telemóvel , etc., no fundo devassar a vida privada de um cidadão. É posto em causa os direitos das pessoas e a sua privacidade. Não estou a questionar todo este processo mas tem que haver proporção e equilíbrio. Este país está-se a tornar o »país das escutas» . Eu sabia que somos muito faroleiros e convencidos mas tinha-me esquecido que também somos muito coscuvilheiros e gostamos de saber da vida alheia . Mas ,no meio disto tudo , por vezes apanham-se alguns ,que são destacados dirigentes políticos e filiados em partidos ( risos).


nota: o normal é tudo isto não dar em nada. O anormal foi as certidões do Face Oculta estarem quatro meses paradas na PGR
.