22/11/2009

AVALIAÇÃO DOS PROF`s


Joaquim Jorge

Como diz o provérbio « não há pior cego que aquele que não quer ver». O governo saiu fortemente penalizado nestas eleições pela forma como conduziu todo o processo de revisão do estatuto da carreira docente e a sua avaliação . Nunca nos podemos esquecer que os professores são à volta de 150.000. O que está em causa é uma questão de dignidade e respeito por uma classe que ao longo destes quatro anos e meio foi vilipendiada , enxovalhada e ostracizada. A posição do Governo e José Sócrates de fazer ainda algum finca-pé e, relutância em mudar para não perder a face , compreende-se . Agora O PSD ter assumido um compromisso eleitoral em mudar radicalmente toda esta questão , mudou de posição e deu a mão ao governo. O PSD começou mal e mostra que navega à vista , Manuela Ferreira Leite ,tanto fala em compromisso e respeito pela palavra, mas não a cumpriu ou não deixou que a cumprisse. Esta negação do que se assumiu mostra que o PSD continua em ziguezague e não saber o que fazer.
Afinal ! O habitual é o partido do Governo ( PS) não cumprir o que promete mas foi o partido da oposição ( PSD) a não cumprir o que prometeu. Cabe na cabeça de alguém exigir que se mantenha uma avaliação até Dezembro que vai-se pura e simplesmente deitar no caixote do lixo?
Já sabemos que nem tudo sucede como desejamos mas é necessário renascer a esperança . Como diz J.R. Lowell , «educar a inteligência é ampliar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades».