20/10/2009

MILITANTES SOCIALISTAS EXPULSOS

Joaquim Jorge



O PS quer expulsar Maria José Azevedo e outros socialistas que concorreram contra o partido como Narciso Miranda e todos aqueles que integraram listas de independentes . A maioria destes casos verificaram-se no Porto .


Sempre achei que Maria José Azevedo ,pelo que fez em Valongo tendo inclusive sido presidente da Assembleia Municipal pela votação maioritária do PS em 2005 deveria ser a candidata pelo PS .
Narciso Miranda pelo seu passado , pelo que fez por Matosinhos e pelo próprio partido , não nos podemos esquecer que Matosinhos era sempre roteiro de Mário Soares , Jorge Sampaio e António Guterres para as suas candidaturas ganharam outro élan com os banhos de multidão em Matosinhos e na lota. Merecida ser tratado de outro modo e com outros modos.

Porém quando estas candidaturas foram descartadas e não gratas no PS , não interessa escalpelizar agora essas nuances , só tinham um caminho - desfiliar-se do partido . Aliás, no lugar deles tinha auto-suspendido a militância no PS por uma questão de coerência.

Perguntam vocês porquê? Porque quando se assina uma ficha de inscrição de militante , tem-se direitos mas também deveres. Um desses deveres sujeito a sanções disciplinares , entre outros, considerado falta grave a que consiste em integrar ou apoiar expressamente listas contrárias à orientação definida pelos órgãos competentes do Partido , inclusive nos actos eleitorais em que o PS não se faça representar.

A falta grave consubstancia a pena de expulsão por desrespeito à linha política do Partido , a inobservância dos Estatutos e Regulamentos e das decisões dos seus órgãos , etc. , etc.

A sanção de expulsão é legitima , os dois impedirem um melhor resultado do PS nas eleições locais , mas no lugar do PS não os expulsava , aplicava-lhes uma pena de censura com com uma pena de suspensão de militância alargada . Essa suspensão consiste na interrupção de todos os direitos de membro do Partido Socialista durante o período de duração da pena, não podendo o arguido durante a suspensão exercer actividades partidárias.
O PS sairia por cima na sua tão proclamada tolerância e anti-asfixia partidária e, os militantes ao serem suspensos o seu caminho será a saída pelo seu próprio pé , pois já não se livram desse anátema e no PS o seu futuro é sombrio. O mal já está feito e está . Falta saber se vencesse algum deles ( Maria José Azevedo ou Narciso Miranda ) o desfecho seria este ? Por que não foi feito antes das eleições autárquicas ? Medo das consequências ? Por estas e por outras era isso que eu faria se mandasse no PS . Fica a ideia...