21/10/2009

Justiça para o Boavista


Tenho vindo a evitar falar do meu orgulhoso clube “Boavista” aqui no espaço que dá voz ao cidadão anónimo, mas desta vez tenho de fazê-lo, pois quero mostrar também a minha revolta pela injustiça que o meu clube está a ser alvo, protagonizada por certos indivíduos que se dizem “neutrais”, mas que no fundo do seu coração, estão ligados aos clubes do Sul. Todos já se aperceberam que existe um clima enorme de guerra contra o Norte, e o Boavista foi apenas uma das primeiras vitimas desta guerra. É com profundo desagrado que vejo um clube centenário estar a morrer aos bocados, sem que ninguém olhe para a sua história, como algo marcante no futebol português.
O Boavista tem um palmarés invejável, traduzindo-se no quarto melhor clube português:·

1 Campeonato Nacional: 2000/2001'·
5 Taças de Portugal: 1974/75; 1975/76; 1978/79; 1991/92; 1996/97·
3 Supertaças Nacionais: 1978/79; 1991/92; 1996/97;·
1 Campeonato IIª Liga: 1936/37· 1 Título 2ª Divisão B: 1949/50·
4 Campeonatos Nacionais Juniores: 1994/95; 1996/97; 1998/99; 2002/03·
1 Campeonato Nacional Juvenis: 1999/00·
3 Campeonatos Nacionais Iniciados: 1987/88; 1990/91; 1994/95·
2 Campeonatos Nacionais Infantis: 1990/91; 1993/94·
13 Campeonatos Nacionais de Futebol Feminino: 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1997

O Boavista sagrou-se Campeão Nacional na Época 2000 / 2001, algo que nunca me irei esquecer. Toda a cidade saiu para festejar a sua primeira vitória. Eram portistas, benfiquistas , sportinguistas, salgueiristas, era a cidade do Porto em festa, como nunca se tinha visto. O Boavista alcançou também as meias finais da Taça UEFA na época 2002 / 2003, facto que contribuiu e de que maneira para o ranking de Portugal, que em conjunto com o Porto , fizeram com que Portugal tivesse nos anos seguintes 6 equipas Portuguesas nas competições. Infelizmente ninguém se lembra, aliás ninguém quer-se lembrar, pois é um clube do Norte. O Boavista tem sido um clube que ao longo da sua história tem formado jogadores de palmarés internacional, tendo uma das melhores escolas de formação em Portugal, não só no Futebol, como também em muitas outras actividades desportivas. O clube forma actualmente centenas de jovens. Com a sua possível extinção, muitos dos nossos filhos podem vir a perder a sua dedicação ao desporto, levando-os para caminhos inimagináveis. São estas as questões, que certos senhores da Liga e da FPF estão-se a marimbar, mostrando uma completa ingenuidade por questões de carácter moral, que implicam o futuro da nossa juventude. O futebol não deve ser alimentado pelo estado, mas o estado tem o dever de reconhecer as entidades que seguram o bem-estar das nossas crianças, e futuro das nossas actividades. Em virtude de saber que muitos dos nortenhos partilham aqui no clube desta opinião, pois já ouvi na RCM no programa «Clube dos Pensadores» ouvintes a pedirem “Justiça para o Boavista”, aproveitava para todos aqueles que querem a justiça para o Boavista, que se juntassem ao movimento "Justiça para o Boavista", que de uma forma ordeira e com todo o civismo, pretende alertar a cidade do Porto para o que se passa actualmente com o clube do Bessa.O clube Boavista não deve ser condenado, por actos que só dizem respeito aos seus anteriores dirigentes. O clube é de todos. Álvaro Braga Júnior tem feito um trabalho invejável, parabéns a este homem com "H" grande. O clube participou na época de 2008/2009 na Liga de Honra (2º escalão do futebol português). Em 2009/2010 está participar na II Divisão (3º escalão do futebol português). A Justiça há-de vir ao de cima.

António Costa

12 comentários:

  1. Boavista!? ainda existe!?
    de facto, é ( foi ) um grande Clube
    Quem o tramou?
    Miguel Azevedo Brandão

    ResponderEliminar
  2. O boavista foi tramado pelo Ricardo Costa e Hermidio Loureiro, estes sim
    foram as pessoas que tramaram os Boavisteiros e todas as crianças que lá
    são formadas.

    Tiago

    ResponderEliminar
  3. O Boavista é mais que um clube nortenho. É um clube de Portugal, que já foi campeão. Tal com o Vitória de Setubal ou o Farense, têm sempre lugar na 1ª Liga. Faça-se Justiça!

    ResponderEliminar
  4. Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és! (do Boavista das trapalhadas e das negociatas)(do PSD dos BPN's e dos BPP's) (da Bolsa dos off-shores)Estamos conversados.

    M.Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. O Boavista continua vivo com a massa associativa a provar ser uma nação,
    assim como a cidade continua orgulhosa para ver mais um clube na Liga
    maior. O problema é que os gajos da Liga continuam a imbirrar com o clube e
    um dia as pessoas têm de se juntar para por daqui para fora a liga de
    clubes. Gajos que metem nojo devem ser expropriados da cidade do Porto.

    ResponderEliminar
  7. Só uma pergunta.
    Onde estavam todos aqueles que agora clamam justiça para o Boavista, quando este clube era gerido na base da trapalhada, da ausência de contas, do saque, da monarquia e outras formas menos correctas ?
    Nessa altura ninguém reclamou justiça razão pela qual cada um colhe o que semeia e os associados do Boavista estão a colher o que semearam, por alhamento.

    Ilídio Pereira

    ResponderEliminar
  8. Quem o tramou? Roger Rabbit..nãooo o Boavista ... post atrevido..

    ResponderEliminar
  9. JUSTIÇA PARA O BOAVISTA!
    106 ANOS DE HISTÓRIA JAMAIS SERÃO DESTRUÍDOS!
    ORGULHO EM SER BOAVISTEIRO!

    Saudações Axadrezadas

    ResponderEliminar
  10. Caro ilídio os sócios confiavam na Direcção e principalmente no C. Fiscal lidarado pelo "Ilustre" José Lello... aquele socialista que por aprovar as contas sem as ver com votos de louvor enganou assim os associados.

    Como vê a ladroagem é transversal na sociedade não é mal do PSD nem tão pouco só do PS.

    Abra mais os horizontes e isso vai permitir-lhe distinguir o essencial do acessório.

    Cumprimentos

    Joaquim Filipe Oliveira
    celtic_pt@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Boa Noite
    Já sou sócia do Boavista ha 35 anos. Como é público o clube foi gravemente prejudicado, por várias pessoas e entidades.
    Eu como não sou pessoa de desistir tenho sempre uma palavra de revolta e alerta para que o estado actual no Boavista não caia no esquecimento.
    Como já foi referido neste blog, alguém defendeu o Boavista na RCM e sem querer ter protagonismo essa pessoa fui eu, com isto apelo a todos os boavisteiros e não só que façam de tudo para conseguirmos que seja feita justiça (algo que eu acredito que vai acontecer) juntos vamos conseguir se Deus quiser. Saudações boavisteiras.

    ResponderEliminar
  12. Sou de vitória - es, brasil
    meu amigo foi campeão com o boavista em 2000/2001, e hj ninguem se lembra mais deli, é o zagueiro Alessandro Marçal Neves "Marçal" porque este time não procura jogadores que se identificam com o club? pra ver se o mesmo renassa...

    ResponderEliminar