20/08/2009

GASTOS NA CAMPANHA ELEITORAL

Joaquim Jorge


O PS é o partido que mais vai gastar 5, 5 milhões de euros . O PSD tem um orçamento de 3,3 milhões de euros .
CDU vai gastar 1,95 milhões de euros . BE 0,99 milhões de euros e o CDS/PP 0,85 milhões de euros

O PS em comicios vai gastar 1,9 86 milhões de euros e o PSD 400 mil euros ( 5 vezes menos ).
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Analisando os orçamentos das campanhas dos principais partidos nas rubricas : concepção da campanha , agências de Comunicação e estudos de mercado ; propaganda , comunicação impressa e digital ; comícios e espectáculos ; brindes e outras ofertas ; custos administrativos e operacionais ; outras (?) .


A lei estabelece que 20% do total da verba para a subvenção estatal para as campanhas é distribuída equitativamente por todos os partidos , os restantes 80% são atribuídos consoante os resultados eleitorais . Dará cada voto mais ao menos 3€. Mas se não elegerem nenhum deputado ficam sem esse dinheiro e é redistribuído pelos outros partidos que elegeram deputados.

Neste tempo de penúria com tantos desempregados e tanta gente a viver no limiar da pobreza e na pobreza acho lamentável , abjecto , infame , desprezível , pífio , baixo e reles este tipo de conduta.

Deve sim falar-se com as pessoas , ver o que é prioritário e o que faz falta incluir. Desenhar-se um programa de baixo para cima dando o poder de decisão aos cidadãos . Um programa eleitoral deve basear-se em debates e contribuições dos " internautas - eleitores" . E não na retórica de que se ouve meia dúzia de pessoas para tapar o sol com uma peneira e pronto já está tudo feito .

Utilizar as novas tecnologias e para isso não é preciso assim tanto dinheiro . Claro que dá muito mais trabalho e ouve-se coisas que não se quer ouvir , mas é assim que se entende o que é preciso fazer.

A dissimulação , o fazer de conta e falar em nome das pessoas sem nenhum mandato têm que acabar de uma vez por todas .

Abordar temas que afectam a qualidade de vida de qualquer pessoa : transportes ; habitação ; acesso a serviços de saúde ; oportunidades de participação cívica ; acesso à informação : oportunidades de trabalho ; qualidades de espaços públicos ; etc.
O dinheiro ou se usa ou se perde . Mudar as velhas formas obsoletas de fazer e actuar na política.

Prometer só o que se pode cumprir e não o costume : a retórica de dizer uma coisa e fazer outra.