31/07/2009

O asterisco na publicidade tem ser erradicado


António Costa

A ganância do lucro fácil e da angariação de consumidores de forma espontânea, levou ao longo dos tempos as empresas de publicidade a adoptarem esquemas alusivos e enganadores aos consumidores, sem que eles se apercebam que estão a ser mal informados. Cada vez mais somos deparados com promoções bombásticas nas televisões, jornais ou na Internet, que nos leva na sua maioria ao engano, pois não tivemos o devido cuidado de ver ou ler, aquele tal asterisco que aparecia no canto inferior. Esta forma de publicidade enganosa e ilusória tem ao longo dos tempos sido denunciadas pelas entidades que protegem os consumidores, mas infelizmente como vivemos num pais rotulado de "Corrupto" ninguém ainda se designou a repor a verdade publicitária e a erradicar a maior "Mentira" alguma vez legislada e praticada pelo marketing nacional. O termo "mentira" poderá não estar a ser bem aplicado, mas qualquer consumidor que perde tempo para ir a um determinado posto de venda para comprar o produto que viu a preço "X" mas afinal custa "Y" por causa do asterisco, deve considerar-se enganado. Estas práticas abusivas aos olhos dos consumidores, ainda existem em Portugal porque os "lobbies" ainda falam mais alto. Espero que os ditos homens de sentido patriótico, se designem a colocar este assunto num projecto eleitoral.