01/08/2009

CONSTATAR


Joaquim Jorge


Os portugueses em geral e os meus amigos têm um hábito com o qual eu não concordo nem partilho. Está na moda falar por SMS ou por e-mail . Eu sei , mas não gosto de falar sem palavras e sem voz . Faço-o por necessidade , mas não há nada como ver os sinais faciais e de conduta para rapidamente entender o seu significado. Só quando as pessoas se vêem olhos nos olhos directamente , a partir daí existe uma base real de comunicação. Um sorriso é a mais positiva de todas as expressões emocionais . Pela impossibilidade da vida das pessoas gosto de ligar via telefone fixo ou telemóvel para falar com amigos e pessoas que me dizem algo . Mas ,cheguei à conclusão que sou eu sempre que o faço , da parte deles não se verifica o mesmo . Eu ligo às pessoas para comunicar e falar , não para pedir nada ou quando tenho problemas . Quando estou mal ou tenho problemas não ligo a ninguém , procuro resolvê-los o mais rápido possível. Muitas vezes ligo e nem se dignam devolver a chamada - são mal educados. Outros dizem a lengalenga do costume , falta de tempo , questões a tratar , etc. Uns tristes... Como se todos nós não tivéssemos montes de coisas para fazer.
Desta forma vou fazer uma rebelião contra estes meus "amiguinhos" , se quiserem que me liguem . Eu já lhes liguei muitas vezes , desta forma poupo dinheiro e deixo de incomodar . Esta casta de "importantes" e "atarefados" , sempre que fazer , sem tempo para uma pequena mas animada conversa , julgando que o mundo gira à volta deles , e que eu , e gente como eu , não tem vida própria , problemas , compromissos , etc. Os portugueses sempre tiveram a mania da importância , são todos muito importantes e ricos . Vê-se bem porque estamos na cauda da Europa , em tudo , qualidade de vida , rendimento e já agora na falta de educação . Mudem os vossos hábitos e lembrem-se que devem de vez em quando ligar aos vossos amigos e perguntar-lhes como têm passado e se a vida corre. É um simples gesto , digno , nobre , elegante e educado. As relações entre as pessoas são biunívocas e não unívocas . As férias estão à porta eu vou esperar para ver mas não me iludo.