26/07/2009

MATOSINHOS

Joaquim Jorge

Informando que sou conselheiro na área de Cultura na candidatura de Guilherme Aguiar com o aproximar das eleições autárquicas em Matosinhos fica-se com a ideia que já tem alguém que mesmo não vencendo as eleições não tem nada a perder.
Nenhum dos candidatos vai ter a maioria dos votos : Guilherme Pinto ( PS ) , Guilherme Aguiar ( PSD ) e Narciso Miranda ( independente ). O executivo da CM Matosinhos é constituído por 11 vereadores . Na última eleição o PS teve 6 vereadores , o PSD teve 4 e a CDU teve 1. Se porventura o BE conseguir um vereador e a CDU mantiver o seu ou tiver dois , as contas podem complicar-se e o desfecho é imprevisivel. Mas vamos partir do pressuposto que a CDU mantém 1 vereador e os outros 10 têm que ser distribuídos por Narciso Miranda , Guilherme PInto e Guilherme Aguiar.
Desta forma imaginemos que com a divisão dos votos da área socialista Guilherme Pinto elegia 3 vereadores , Narciso Miranda 3 vereadores e Guilherme Aguiar ficaria com os habituais 4 vereadores . Quem seria presidente seria Guilherme Aguiar e teria que se coligar ou com Narciso ou com G. Pinto .
Pode acontecer que vença Narciso Miranda , desta feita tendo em conta o passado recente é mais fácil coligar-se com G. Aguiar do que com G. Pinto , devido à actual rivalidade e o ódio de estimação para com o seu colega de percurso e partido que ocupou o seu lugar.
Finalmente pode vencer e está em vantagem , pois é poder , G. Pinto . O actual presidente da CM Matosinhos , naturalmente para se coligar e governar Matosinhos escolherá G. Aguiar.
Esta contenda lembra algo relacionado com a vida de todos nós . O pai ( Narciso ) cria , o filho ( G. Pinto ) expande e a seguir é a ruína...