29/06/2009

Não podemos compreender tudo… O CP…


Há mais de três anos! o Clube dos Pensadores tem já mais de três anos.
Criar é um sonho, criar é algo que muitos desejam, que menos tentam mas que apenas muito poucos conseguem. Não me refiro a criar uma coisa qualquer, não me refiro à satisfação de um qualquer desejo ou um devaneio que satisfaça o nosso egoísmo, não, não é, refiro-me à criação de riqueza em material intangível, multiplicador dos bens intelectuais e espirituais que fazem enriquecer a nossa sociedade e a nossa vida em comum.
O Clube dos Pensadores é realmente algo de diferente, desejado, compreendido e brilhante. O CP é algo de incomodativo, irreverente mas respeitoso, indesejado e olhado de soslaio. Por isto tudo é algo que está dum lado do espelho e simultaneamente sobre a sua reflexão nas mentes que não se reflectem nem se revêem no projecto. Para alguns de nós é uma criação, com todos os seus defeitos e virtudes, que apreciamos muito e que queremos respeitar e fazer respeitar.
Joaquim Jorge personaliza e concentra quase toda a energia que esta iniciativa debita e em que o país atento, bem intencionado, apreciador dos palcos de intervenção cívica moderada mas firme e influente, vê uma chama de seriedade e vitalidade dos “Homens e Mulheres que ficam em casa”.
Este palco, este estilo de JJ será valorizado por todos os que quiserem utilizá-lo com essa intenção. Será fortificado por todos os que compreenderem que o palco deve ser utilizado para o fazer crescer e credibilizar no sentido para que está desenhado e em que é apreciado.
Todos os outros facilmente compreenderão que devem “CRIAR” outros palcos, outros meios, outras ideias e outras forças, que podem até ser contrárias às que o CP defende e tenta fazer vencer. Nesses outros palcos devem também fazer e dar o seu melhor para construir, se forem capazes, uma ainda melhor formação colectiva e uma mais clara consciência cívica.
Compreender que não podemos estar em todos os cenários e que muito menos devemos estar com os pés repartidos, um dentro e outro fora, dar-nos-á leveza e paz de espírito.

Vila Nova de Gaia tem sido beneficiada por esta iniciativa de JJ, estes benefícios foram publicamente afirmados e reconhecidos pelo elenco camarário e pela voz do seu presidente LFMenezes na homenagem que a CM de VNGAIA lhe dedicou na cerimónia de comemoração dos 25 anos da cidade de VNG. O Presidente disse mesmo que o CP foi uma das entidades que nos últimos tempos mais pôs VNGaia nos jornais e na boca do país, mas por “BOAS RAZÕES”. Parabéns JJ

Este Matosinhense foi homenageado por Gaia! Matosinhos e os seus responsáveis não tiram partido da fraqueza que a costela “naturalidade” sempre carrega. Não foi Matosinhos que beneficiou desta iniciativa, que pena eu tenho.

Vou tentar compreender a atitude de alguns ilustres Matosinhenses e amigos desta força da natureza!

José Carvalho